A Gematria no Judaísmo e Cristianismo

A Gematria é um método de interpretação que calcula o valor numérico de uma palavra e então faz a relação com outras palavras que têm o mesmo valor numérico, mostrando a sua conexão.
Tome por exemplo a escada na história do sonho de Jacó – Sulam (סֻלָּם). Ela tem um valor numérico de 130 (ס (samekh) = 60, ל (lamed) = 30, מ (mem) = 40). A palavra hebraica para “Sinai” (סיני) tem o mesmo valor numérico, apesar de ser composta por outras letras. Portanto uma interpretação da escada de Jacó poderia ser que ela represente a entrega da Torá no Monte Sinai.
Interessantemente, alguns autores do Novo Testamento utilizaram a Gematria nas suas interpretações também. Por exemplo, o agora famoso número da besta, 666, que representava o maligno Império Romano, estava codificado na frase simbólica para o Imperador Nero (נרון קסר) – o verdadeiro inimigo dos primeiros seguidores de Cristo.
Um argumento menos conhecido, porém bonito, no Evangelho de Mateus conecta a história Judaica com Jesus:
“Então todas as gerações, desde Abraão até David são quatorze; de David até o exílio da Babilônia,quatorze gerações; e do exílio da Babilônia até o Messias, quatorze gerações.” (Mateus 1:17)
Jesus, assim como Messias do Rei David, é o principal tema do Evangelho de Mateus. Quando damos um valor numérico ao nome David, o ponto de Mateus fica claro.
O valor numérico de David é quatorze: ד (quatro) + ו (seis) + ד (quatro) = quatorze.
SITE RECOMENDADISSIMO: Estudos Judaicos para Cristão - http://jewishstudies.eteacherbiblical.com/pt-br/ 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Perfil anonimo nao sera aceito!
Obrigado pela sua colaboração e fica na Paz do Senhor! ConversionConversion EmoticonEmoticon