7 PRECIOSAS LIÇÕES DA CURA DO PARALÍTICO DE BETESDA

Ola pessoal, em todas as passagens bíblicas se prestarmos atenção e relermos, vamos perceber que sempre tem varias lições para aprendermos, todas as vezes que leio a mesma passagem aprendemos coisas diferentes. 

Hoje vamos ver algumas lições que aprendemos com a cura do paralitico do tanque de Betesda feito por Jesus. 

JOÃO 5: 1-18 (KING JAMES VERSION)

1 Algum tempo depois, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém.
2 Existe em Jerusalém, perto da Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, tendo cinco pavilhões.3 Nestes, ficava grande multidão de enfermos, cegos, mancos e paralíticos, esperando pelo movimento nas águas. 4 De certo em certo tempo, descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitadas as águas, era curado de qualquer doença que tivesse. 5 Estava ali um certo homem, enfermo havia trinta e oito anos. 6 Quando Jesus o viu deitado, e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: “Queres ser curado?” 7 O homem enfermo queixou-se: “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto estou indo, desce outro antes de mim.” 8 Ordenou-lhe Jesus: “Levanta-te, apanha o teu leito e anda.” 9 Imediatamente o homem ficou curado, pegou seu leito e andou. E aquele dia era sábado. 10 Por isso, disseram os judeus ao que fora curado: “É sábado e não te é permitido carregar o leito.” 11 O homem respondeu a eles: “Aquele que me curou ordenou-me: ‘Apanha o teu leito e anda’!” 12 Então lhe perguntaram: “Quem é o homem que te disse: ‘Apanha o teu leito e anda’?” 13 Mas o homem que havia sido curado não sabia quem era; pois Jesus tinha se retirado, sendo que havia uma multidão naquele lugar. 14 Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: “Veja que já estás curado; não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior.” 15 O homem partiu e disse aos judeus que fora Jesus quem o havia curado. Honra o Pai e o Filho

O que começo a enxergar é que todas as vezes que Jesus saia em sua caminhada ele tinha sempre um proposito de restauração, seja de uma vida simples, ou de uma vida que iria restaurar uma família, Jesus não fazia milagres para atacar ninguém, muito menos para provar nada para ninguém, sempre tinha um proposito maior. O que nós devemos nos perguntar, porque Jesus fora ai tanque de Bestesda
em plena festas dos Judeus, sendo que ele e a maioria dos discípulos dele eram Judeus. Desde o principio ja enxergamos que Jesus sempre ia na contra mão do mundo, ia na contra mão da vontade do povo, o trabalhar de Deus era maravilhoso e aquele tanque era mais cheio perto destas festas, porque? Por que era uma forma de receber os Judeus de todo mundo, sem mostrar os paralíticos, enfermos e doentes.

Ali vemos que Jesus é um ser superior a qualquer superstição ou ate mesmo crença, pois Jesus na sua simplicidade de sempre e sua autoridade, escolheu o que mais tempo ali estava ha 38 anos, porque? Na minha concepção era o mais necessitado, era o mais desacreditado, era o mais sofrido, o esquecido, da vem a primeira lição que podemos enxergar:

1.DEUS É ABSOLUTAMENTE SOBERANO - ELE CURA A QUEM ELE QUER 

Jesus podia ter escolhido o primeiro que viu, andado em outros pavilhões dos alpendres, mas ele tinha um endereço certo, ele tinha um lugar certo, pois ele cura quem ele quem e faz da forma que ele quer. Aquele homem desacreditado, aquele homem sem nenhuma esperança Jesus foi ate ele.

E ao ir ate ele vemos a segunda lição:

2. DEUS SEMPRE SERÁ SENSÍVEL AO SOFRIMENTO HUMANO - JESUS FOI AO TANQUE.

Jesus sabia que em toda aquela festa, um coração já tinha perdido a fé, mas Ele foi la para renovar a fé daquele homem e não só daquele homem, mas de todos que estavam a sua volta, de todos que esperavam aquele "anjo", de todos que ali estavam, pois aquele homem já estava largado aos olhos humanos e já estava esquecido e morto para sua família, mas pra Deus e pra Jesus não, ele enxerga exatamente o seu sofrimento, ele enxerga exatamente a sua aflição, Jesus vem ate você.

3.NÃO EXISTE LIMITAÇÕES PARA O OPERAR DE DEUS - ESPERANDO 38 ANOS

O trabalhar de Deus é lindo, maravilhosos, vemos um homem há 38 anos esperando, quantos ele ele podia ter, 50, 60, não sabemos ao certo, quando ele fora abandonado, não sabemos ao certo qual a idade real dele, mas o que vemos é que nosso Deus não esquece de você independente do tempo que esteja passando sua prova, independente de quanto tempo você precisa do milagre, Deus trabalha no tempo dele, uns esperam uma semana outros esperam ha 40 anos, mas o que que confiam no Senhor . . . Esses sim terão os seus milagres  . . . O paralitico ao conversar com Jesus dava muitas desculpas, mas Jesus não queria saber dessas desculpas, Jesus queria apenas uma palavra, um SIM, para que ele possa operar.

4.DEUS ESPERA A PARTICIPAÇÃO DE NOSSA VONTADE, PARA OPERAR UM MILAGRE - QUERES?

O que podemos claramente entender, é que o trabalhar de Deus existe, em todo tempo Ele trabalha em nosso favor, mas sempre precisa de nossa participação, sempre precisa de sua parte para clama-lo, para se humilhar diante dEle, Jesus estava ali e só fez uma pergunta, quer? Para que nosso milagre aconteça temos que ouvir a voz de Deus e dizer sim, SIM Deus que quero. Faça a sua parte e Deus fara a parte dele.

5.EM CERTAS SITUAÇÕES JESUS É A ULTIMA E A UNICA ESPERANÇA – DESCE  OUTRO ANTES DE MIM

Se pararmos para analisar, o povo desde aquela época sempre fora individualista, cada um queria saber de si próprio e os mais necessitados que se viram, ali todos estavam na mesma situação, mas sera que ninguém poderia ajudar este homem, pegar ele e tentar levar ate o tanque, muitas vezes esperamos ajuda de quem esta próximo, mas ela nunca vem, muito vezes esperamos uma simples ajuda e ela não vem , mas para estes casos. quando o homem não quer te ajudar, quando o homem deixa você de lado, a sua unica esperança é Jesus, a sua ultima esperança é Jesus, esse nunca te decepciona esse nunca falha, esse demora, mas resolve.

6.EXISTEM 3 MANEIRAS DE JESUS OPERAR UM MILAGRE? ELE VAI ATE A PESSOA, A PESSOA VAI ATE ELE E A PESSOA É LEVEDA POR OUTROS A ELE.

Coisa linda não é, ver Deus operando, o trabalhar do Eterno é sensacional, neste caso, ninguém queria levar o paralitico para o "milagre do anjo", neste caso ele morreria esperando, ele nao poderia ir ate o seu milagre, então vemos Jesus indo ate ele, não ha nada que impeça o sobrenatural em nossas vidas, muitas vezes não podemos ir ate Jesus, mas ele vem até nós, pois ele sabe a nossa necessidade, ele sabe o que passamos, ele é o único que nos entende.

7.TODO MILAGRE APONTA PARA UMA NOVA DIREÇÃO – TOMA TUA CAMA E ANDA

Jesus estava dizendo, agora que você me conheceu é hora de novos horizonte, é novo caminho, é nova vida, pegue seus pertences e vá, nada pode para-lo. Quando Jesus faz o impossível em nossas vidas sempre é um tempo novo, nada de velhas praticas. 

LIÇÃO FINAL:

Jesus ao reencontrar ele no templo, disse-lhe, vá e não peques mais, ou seja, não volte a praticar os velhos hábitos, não coloque com sua mão o que eu tirei, não suje o que Eu limpei dizia Jesus. 

Muitas vezes em nossa caminhada nós nos decepcionamos com homens e mulheres dentro da casa de Deus, e acabamos voltando as velhas praticas, voltando aos velhos prazeres e dando espaço ao velho homem, mas quem te escolheu foi Deus, quem te separou foi Deus, não olhe para o homem, olhe a penas para Deus. 

Que todos fiquem na Paz. 

Wesley Zayit - Servo do Eterno
Shalom Chaver
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

8 Comentarios

Clique aqui Comentarios
Unknown
admin
11 de abril de 2019 às 21:53 ×

muito bom linda msg pode sentir o santo espírito de Deus nessa linda pregação muito obg que vc seja sempre canal de bênçãos me ajudou muito vou ministrar a palavra e esse esboço foi muito bom

Reply
avatar
Unknown
admin
11 de abril de 2019 às 21:54 ×

muito bom linda msg pode sentir o santo espírito de Deus nessa linda pregação muito obg que vc seja sempre canal de bênçãos me ajudou muito vou ministrar a palavra e esse esboço foi muito bom

Reply
avatar
Unknown
admin
14 de maio de 2019 às 22:23 ×

Maravilha de explanação. Eu precisava ler e meditar nesse texto. Paz

Reply
avatar
Unknown
admin
28 de agosto de 2019 às 09:00 ×

Maravilhoso esse sermão, Deus seja louvado!

Reply
avatar
Unknown
admin
31 de outubro de 2019 às 12:35 ×

MUITO BOM, ENTENDI TUDO E NO TEMPO E DEUS, AMÉM

Reply
avatar

Perfil anonimo nao sera aceito!
Obrigado pela sua colaboração e fica na Paz do Senhor! ConversionConversion EmoticonEmoticon