PORÇÃO SEMANAL DA TORÁ 06- TOLDOT (GERAÇÕES) PARTE 1

Shalom amigos, estou compartilhando esta pequena parte (1ª) porção semanal, porque achei muito interessante, talvez eu não tinha enxergado algo sobre o trabalhar do Eterno, que vocês também talvez não enxergaram, primeiramente quero explicar para quem não sabe o que é uma PARASHA.

Parshah ou Parasha (no hebraico פרשה porção no pl. parashot ) é o nome dado à porção semanal de textos da Torá dentro do judaísmo. Também são conhecidas como Parashat haShavuá (Porção semanal) ou Sidra, e cada uma possui um nome geralmente derivada de suas primeiras palavras no hebraico.

Parashá 06 Toldot (Gerações)
(Génesis 25:19 – 28:9)
Referência nos Profetas: Malaquias 1:1; 2:7.1
Referência nos Escritos Apostólicos: Romanos 9:6-13
Salmo complementar: 36.

Porção Semanal da Torá: 06- Toldot (de Génesis 25:19 a 28:18).

Significa “gerações”, toldot é o plural da palavra toldá, e significa também “descendência”; “crónica”; “história” ou “memória”.

Comentários:

Primeira Leitura: 25:19 a 26:5 25:19 “E estas são as gerações de Isaque, filho de Abraão: Abraão gerou a Isaque;”
A palavra hebraica, traduzida como “gerações” é “toldot”. Da palavra “toldot” vem o nome da cidade de Toledo, em Espanha, em referência aos descendentes de judeus que a povoaram e a desenvolveram.

25:20-21 “E era Isaque da idade de quarenta anos, quando tomou por mulher a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, irmã de Labão, arameu. E Isaque orou insistentemente a YHWH por sua mulher, porquanto era estéril; e YHWH ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu.”

Muitas das mulheres do povo de Israel foram estéreis: Sara, Rebeca, Raquel, Ana (a mãe de Samuel). Abraão e Sara tiveram que esperar mais de 70 anos para verem a resposta às suas orações, por sua vez, Isaque e Rebeca tiveram que esperar 20 anos para que tivessem filhos.
No vs. 26 está escrito que Isaque tinha 60 anos quando a sua esposa deu à luz a Esaú e Jacob, Isto significa que Isaque teve que esperar 20 anos para ver o cumprimento da promessa que YHWH fez a seu pai Abraão

Isto ensina-nos várias coisas.

Primeiro, mostra-nos que caminhar com o Eterno não é um caminho fácil. Está cheio de problemas e motivos para “tirar o tapete”. O caminho da fé consiste em confiar no Eterno para poder superar todos os problemas e ver mudanças radicais nos momentos de crise. A chave para receber as bênçãos, é a nossa perseverança.

Em Romanos 8:35-39 está escrito:


Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação, ou ansiedade, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 
36Como está escrito: “Por amor de ti somos entregues à morte todos os dias; fomos considerados como ovelhas para o matadouro”. 
37Contudo, em todas as coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38Portanto, estou seguro de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, 39nem altura nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos afastar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Assim, o Caminho da fé, tanto de Abraão como de Isaque, consistia em confiar no Eterno, para solucionar cada problema que humanamente seria impossível de resolver.

Em segundo lugar, o texto mostra-nos que para que as promessas de YHWH, tenham efeito nas nossas vidas, é necessário que nós trabalhemos para isso, de modo a alcançar a bênção. Ainda que Isaque tenha herdado as promessas dadas a seu pai, de que a sua descendência seria como as estrelas e como a areia, ele não ficou imóvel, esperando passivamente o cumprimento dessas promessas. Antes pelo contrário, ele orou para que essas promessas se cumprissem. Ele orou para que não se levantassem impedimentos, ele orou.

A oração estreita a relação entre o homem e o Eterno, e para isso mesmo ela foi criada, para que o homem colaborasse com YHWH no cumprimento das promessas, que foram reveladas de antemão.

Em Daniel 9:2-3 está escrito:

“No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara YHWH ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos. E eu dirigi o meu rosto a YHWH Elohim, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza. “ A chave para o êxito é colaborar com YHWH no cumprimento das promessas; não que o Eterno necessite de colaboração, mas sim para que o homem demonstre a sua perseverança.

“E Isaque orou insistentemente a YHWH por sua mulher” – Neste texto podemos encontrar algumas chaves para ter êxito na vida de oração.

Isaque orou baseando-se nas profecias que tinham sido pronunciadas sobre a descendência de Abraão e sobre ele em particular, cf. 12:2, 7; 13:15-16; 15:5, 18; 16:10; 17:7-9; 17:19; 21:12; 22:17; 24:7.

a) Isso significa que ele buscava primeiramente, não os seus próprios interesses mas sim os interesses do Eterno, tal como o Messias Yeshua segundo lemos em Mateus 26:42b onde está escrito: “seja feita a tua vontade e não a minha”. O propósito da oração é que a vontade do Eterno seja feita.

b) Em segundo lugar significa que orou com fé, confiando que o Eterno é poderoso para cumprir o que promete, cf. Mateus 21:22; Romanos 4:20-21; Tiago 1:6-8; 5:14.

c) Isaque orou fervorosamente. A palavra traduzida como orou é vayetar que vem de uma raiz que está relacionada com abundância. Neste contexto esta palavra significa uma oração persistente cf. Lucas 18:1-8; Actos 12:5; Hebreus 5:7; Tiago 5:15-16.

d) Isaque orou sem cessar. A sua oração durou 20 anos. Ver Daniel 6:10; Lucas 21:36; Romanos 1:9; 12:12; Efésios 6:18; Filipenses 1:4; Colossenses 1:3; 9; 4:2; 1 Tessalonicenses 1:2; 2:13; 5:17; 1 Timóteo 5:5C; 2 Timóteo 1:3.

e) Isaque intercedeu pela sua esposa. A intercessão é muito poderosa, pois é uma clara manifestação do amor pelo próximo. Ver Job 42:10; Êxodo 8:28-31; 9:20; Números 11:1-2; Mateus 5:44; Romanos 8:34; 15:30; Efésios 1:16; 6:19; Filipenses 1:19; Colossenses 4:12; 1 Tessalonicenses 5:25; 2 Tessalonicenses 3:1; 1 Timóteo 2:1; Filémon 1:4, 22; Hebreus 13:18; Tiago 5:16. 25:22:

“E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar a YHWH” Os rabinos contam que cada vez que Rebeca durante a sua gravidez, passava em sítios onde seguiam a instrução do Eterno, era Jacob que se mexia no seu ventre; em contraste, quando Rebeca passava em locais onde se praticava idolatria, era Esaú que se mexia. Obviamente que isso são histórias tradicionais do povo judeu, que têm a sua quota de interesse, mas tais não podem ser comprovadas pelo texto bíblico.

No entanto, as dores de Rebeca eram tão fortes, que questionava-se a si mesma o porquê de ter pedido tanto um filho. Se soubesse que a gravidez teria sido tão complicada, não teria orado para isso. Porque será que ela seria a única mulher que sentia essas coisas durante a gravidez?
Por fim decidiu perguntar ao Eterno, o que YHWH lhe respondeu lemos em Génesis 25:23:
“Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.” Essas duas nações desempenhariam um papel crucial na história, especialmente nos últimos tempos relacionados com a segunda vinda de Yeshua. Jacob é Israel, e Esaú, é o pai de Edom e do Império Romano.

Sempre existiu tensão entre estes dois. De um sairia o rei Salomão que edificou o primeiro Templo de Jerusalém, de outro sairia o imperador Adriano, que destruiria o segundo Templo. No final, o menor será o principal. No final Jerusalém será mais poderosa do que Roma, e as nações servirão a Israel.
25:25-26 “E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú. E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou.”
A palavra hebraica para calcanhar, é Ekev, de onde provém também o nome Yaakov (Jacob). Como a cabeça simboliza o princípio de algo, o calcanhar significa o final. O facto de Jacob segurar o calcanhar de Esaú, significa que no final, será ele (Israel) que terá controle sob o mundo. Quando o domínio do império Romano for destruído com a vinda do Mashiach, Israel dominará o mundo inteiro, como está escrito em Daniel 2:34-35:

“Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou. Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra.”

As pernas e os pés da estátua simbolizam o império Romano (ou a actual União Europeia). Esse império será atingido nos pés, o mesmo local do corpo pelo qual Jacob segurou seu irmão, e assim se estabelecerá o domínio de Israel sobre as nações, como está escrito em Daniel 2:44-45:
“Mas, nos dias desses reis, o Elohim do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre.

Da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro; o grande Elohim fez saber ao rei o que há-de ser depois disto. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.” Mais adiante, no mesmo livro de Daniel, a influência Romana é ilustrada como uma besta terrível. No final dessa influência maligna, virá o Filho do Homem nas nuvens do céu, como está escrito em Daniel 7:13-14.

“Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.” Daniel 7:18 “Mas os santos do Altíssimo receberão o reino, e o possuirão para todo o sempre, e de eternidade em eternidade.“ e 26-27 “Mas o juízo será estabelecido, e eles tirarão o seu domínio, para o destruir e para o desfazer até ao fim. E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão.“ Em Obadias vs. 21 está escrito: “E subirão salvadores ao monte Sião, para julgarem o monte de Esaú; e o reino será de YHWH.”

Segundo o Talmude, este era o dia da morte de Abraão, e Jacob, com 15 anos de idade, estava a preparar um guisado de lentilhas para consolar o seu pai. Segundo historiadores, as lentilhas eram usadas para dar às pessoas que estão de luto.

A primogenitura consistia na responsabilidade de conservar as tradições familiares e o direito de representar a família e servir como sacerdotes nos sacrifícios. Antes do pecado com o bezerro de ouro, todos os primogênitos de Israel eram sacerdotes, mas depois foi aos levitas que foi dada essa missão (Êxodo 19:22; Números 8:18).

O primogénito também recebe uma porção dobrada da herança do pai como está escrito em Deuteronómio 21:15-17: "Quando um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem despreza, e a amada e a desprezada lhe derem filhos, e o filho primogénito for da desprezada, será que, no dia em que fizer herdar a seus filhos o que tiver, não poderá dar a primogenitura ao filho da amada, preferindo-o ao filho da desprezada, que é o primogénito. Mas ao filho da desprezada reconhecerá por primogénito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver; porquanto aquele é o princípio da sua força, o direito da primogenitura é dele." Em Hebreus 12:16 está escrito: "E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura."

Este foi o grande pecado de Esaú, o facto de ter desprezado a sua primogenitura. No texto de Hebreus que transcrevemos, é dito que Esaú era profano. Isto significa que Esaú era uma pessoa vazia por dentro com uma imagem de respeito por fora, que não fazia diferença entre o sagrado e o comum, e que não valorizava o seu chamado espiritual como sacerdote e apenas vivia para satisfazer os seus caprichos, sem se preocupar com as consequências futuras. Esaú apreciava mais o material e os prazeres do mundo do que os valores santos e eternos.

Desprezava todo o plano de redenção que tinha sido revelado ao seu avô, Abraão, e a seu pai Isaque. Por essas atitudes, ele nunca poderia ser um representante da família do Eterno, nem um canal de bênçãos para as nações. Por isso o Eterno o aborreceu, como está escrito em Malaquias 1:2-3: "Eu vos tenho amado, diz YHWH. Mas vós dizeis: Em que nos tem amado? Não era Esaú irmão de Jacó? disse YHWH; todavia amei a Jacó, E odiei a Esaú; e fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto."

continua . . .
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Perfil anonimo nao sera aceito!
Obrigado pela sua colaboração e fica na Paz do Senhor! ConversionConversion EmoticonEmoticon