ENDURECEU DEUS O CORAÇÃO DE FARAÓ!

SHALOOOM POVO DE DEUS!
Quando o Faraó se recusa a libertar o povo de Deus da escravidão, a maioria das traduções inglesas diz que “o Senhor endureceu o coração de Faraó, e ele não deu ouvidos” à exigência de Moisés de liberdade (Êx 9:12). O hebraico para "endurecido" aqui é חזק ( hazaq ) e "coração" é לב ( lev ). Quando lemos que o Senhor “endureceu o coração de Faraó”, pensamos em Deus forçando o Faraó a agir de determinada maneira; soa como Faraó iria deixar os israelitas ir, mas Deus o impede, substituindo a sua autonomia.
Entretanto, ao invés de “endurecer”, hazaq significa literalmente “fortalecer”, e junto com “coração”, lev também pode significar “desejo” ou “vontade”. Assim, uma tradução igualmente válida é que “o Senhor fortaleceu a vontade de Faraó . ” você vê a diferença aqui? Para Deus fortalecer a vontade de Faraó, não significa que Deus o forçou a fazer algo contra a sua vontade, mas exatamente o oposto:  era a vontade de Faraó manter os israelitas escravizados, então Deus fortaleceu a vontade faraônica que já estava lá.
Se você perdoar uma analogia grosseira, há uma história bem conhecida de pais pegando seu adolescente fumando maconha. Em vez de tirar os cigarros de maconha, os pais dizem: “Então você quer fumar maconha, não é? Bem, agora vamos fazer você passar por todo o bando! ”A lógica parental aqui é que o adolescente ficaria tão doente que nunca mais iria querer outro cigarro de maconha!
Embora eu não recomende esse método para "alguns" pais  referente aos adolescentes ... isso funciona como uma analogia porque isso é essencialmente o que Deus (o pai) faz com o faraó (o adolescente): Deus diz: “Então você se recusa a deixar meu povo ir? Ok, então eu estou indo para reforçar sua teimosa vontade ! E vê-lo passar por um pacote inteiro de pragas” O Senhor não tirar o livre arbítrio do Faraó quando ele se recusa a deixar ir o povo; ao contrário, Deus reforça ou fortalece essa vontade. 
As vezes, Deus faz exatamente isso dia a dia com nossas decisões, ele manda voce largar ou deixar algo e voce se nega a se converter, voce se nega a largar uma bebida, voce se nega a largar a prostiuição, voce se nega a largar as drogas, voce se nega a largar os adulterios de sua vida, voce se nega a fazer a vontade dele e ainda inssiste na sua.

O que acontece? Ele fortalece o seu desejo ele intensifica a sua vontade dai você diz que vai parar!! voce diz que vai fazer isso só desta vez, fazer uma saideira, fazer uma despedida e se afunda cada vez mais, nao é assim? É porque ele no nosso termo, endurece o nosso coração!

Não brinque com Deus seja obediente! Que seja feita a SUA (de Deus) vontade e nao a vossa ou a nossa vontade entende?

Que a Shalom (paz) esteja com voce! Boa semana e muita graça e paz para sua vida!


Wesley Zayit - Servo do Eterno

fonte: 
https://weekly.israelbiblecenter.com/did-god-harden-pharaohs-heart/ 

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Perfil anonimo nao sera aceito!
Obrigado pela sua colaboração e fica na Paz do Senhor! ConversionConversion EmoticonEmoticon