Pular para o conteúdo principal

ENDURECEU DEUS O CORAÇÃO DE FARAÓ!

SHALOOOM POVO DE DEUS!
Quando o Faraó se recusa a libertar o povo de Deus da escravidão, a maioria das traduções inglesas diz que “o Senhor endureceu o coração de Faraó, e ele não deu ouvidos” à exigência de Moisés de liberdade (Êx 9:12). O hebraico para "endurecido" aqui é חזק ( hazaq ) e "coração" é לב ( lev ). Quando lemos que o Senhor “endureceu o coração de Faraó”, pensamos em Deus forçando o Faraó a agir de determinada maneira; soa como Faraó iria deixar os israelitas ir, mas Deus o impede, substituindo a sua autonomia.
Entretanto, ao invés de “endurecer”, hazaq significa literalmente “fortalecer”, e junto com “coração”, lev também pode significar “desejo” ou “vontade”. Assim, uma tradução igualmente válida é que “o Senhor fortaleceu a vontade de Faraó . ” você vê a diferença aqui? Para Deus fortalecer a vontade de Faraó, não significa que Deus o forçou a fazer algo contra a sua vontade, mas exatamente o oposto:  era a vontade de Faraó manter os israelitas escravizados, então Deus fortaleceu a vontade faraônica que já estava lá.
Se você perdoar uma analogia grosseira, há uma história bem conhecida de pais pegando seu adolescente fumando maconha. Em vez de tirar os cigarros de maconha, os pais dizem: “Então você quer fumar maconha, não é? Bem, agora vamos fazer você passar por todo o bando! ”A lógica parental aqui é que o adolescente ficaria tão doente que nunca mais iria querer outro cigarro de maconha!
Embora eu não recomende esse método para "alguns" pais  referente aos adolescentes ... isso funciona como uma analogia porque isso é essencialmente o que Deus (o pai) faz com o faraó (o adolescente): Deus diz: “Então você se recusa a deixar meu povo ir? Ok, então eu estou indo para reforçar sua teimosa vontade ! E vê-lo passar por um pacote inteiro de pragas” O Senhor não tirar o livre arbítrio do Faraó quando ele se recusa a deixar ir o povo; ao contrário, Deus reforça ou fortalece essa vontade. 
As vezes, Deus faz exatamente isso dia a dia com nossas decisões, ele manda voce largar ou deixar algo e voce se nega a se converter, voce se nega a largar uma bebida, voce se nega a largar a prostiuição, voce se nega a largar as drogas, voce se nega a largar os adulterios de sua vida, voce se nega a fazer a vontade dele e ainda inssiste na sua.

O que acontece? Ele fortalece o seu desejo ele intensifica a sua vontade dai você diz que vai parar!! voce diz que vai fazer isso só desta vez, fazer uma saideira, fazer uma despedida e se afunda cada vez mais, nao é assim? É porque ele no nosso termo, endurece o nosso coração!

Não brinque com Deus seja obediente! Que seja feita a SUA (de Deus) vontade e nao a vossa ou a nossa vontade entende?

Que a Shalom (paz) esteja com voce! Boa semana e muita graça e paz para sua vida!


Wesley Zayit - Servo do Eterno

fonte: 
https://weekly.israelbiblecenter.com/did-god-harden-pharaohs-heart/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHECE DEUS?

Do Conhecimento ao Amor: Explorando Nosso Relacionamento com Deus Entendemos a extrema importância de conhecer a Deus?  Podemos cultivar amor por alguém que não conhecemos bem?  Existe alguma graça que não seja alimentada pelo conhecimento? Voce é intimo de quem voce nao conhece? Com lisonjas ele corromperá os que violam a aliança, mas o povo que conhece o seu Deus resistirá firmemente a ele.  — Daniel 11:32 Conhecer a Deus é a forma mais elevada e preciosa de conhecimento para um crente.  Essa compreensão espiritual se torna uma fonte de força.  As escrituras freqüentemente se referem aos crentes como iluminados e ensinados pelo Senhor.  Diz-se que eles possuem uma unção do Santo.  A tarefa do Espírito é conduzi-los a toda a verdade, nutrir e fortalecer sua fé. O conhecimento fortalece ainda mais o amor.  Ele abre a porta para ver nosso Salvador.  De certo modo, nosso conhecimento pinta para nós um retrato de Jesus, e quando vemos esse retra...

LIVE PR WESLEY - PROGRAMA MARANATA

COROA DA VIDA - POR ZAYIT

Shalom! Shalom povo escolhido do Eterno!  Bem-aventurado aquele que persevera na provação, porque, tendo resistido à prova, receberá a coroa da vida que o Senhor prometeu aos que o amam. — Tiago 1:12 NVI Nos versículos 2-4 do primeiro capítulo de Tiago, somos informados de que o teste de nossa fé é motivo de alegria porque pode levar à nossa maturidade e plenitude na fé. Nosso versículo de hoje, por outro lado, nos diz que o teste de nossa fé pode levar a uma recompensa? a "coroa da vida". O teste de nossa fé é um aspecto inevitável da vida na era atual. Os tempos em que vivemos são cheios de pecado e maldade e nossa fé em Deus é testada como resultado. Ninguém gosta de testes, mas o argumento de Tiago no capítulo 1 é que devemos gostar mais deles do que gostamos por causa do grande bem que pode advir deles. Primeiro, podemos nos tornar pessoas de fé completas, maduras e pacientes, e segundo, podemos receber a coroa da vida. Para receber essas du...