OS MOTIVOS ERRADOS DE SER UM LÍDER . . .

Infelizmente, como já descrito anteriormente em outros artigos, a igreja tem muitas pessoas liderando o que não devem. E o pior é que elas mal sabem. São líderes por causa de suas próprias necessidades, algo que está lhes faltando na vida e por se realizarem através do ministério. Por isso fizemos este estudo para que todos possamos parar e avaliar nossos motivos de estar numa posição de liderança.

A necessidade de ser necessário

Existem pessoas que precisam se sentir necessárias. Isso é algo muito natural dentro de um casamento. Tenho necessidade de me sentir necessário pela minha esposa, que ela precisa de mim. Estou preenchendo um lugar na vida dela, pelo qual Deus me criou, como homem, marido e protetor. E eu preciso saber que estou fazendo isso tanto quanto ela precisa saber da sua importância em minha vida, de como eu preciso dela, das suas opiniões, ajuda, companheirismo, etc. Isso é natural e bom. Mas, quando há um líder que está preenchendo esse lugar, realizando essa necessidade através dos seus liderados, algo está errado. Quando ele quase entrou numa depressão porque ninguém ligou para lhe contar um problema ou pedir o seu conselho, achando que ninguém precisa dele e daí não tem mais valor. Ou pior, quando alguém pede o conselho de outro e não dele, e ele fica chateado. Pode saber que o motivo está errado.

Se você precisa se sentir valorizado e necessário, e está recebendo isso do seu rebanho, cuidado. Os meninos de hoje geralmente crescem e, quando estão com barba, não precisam, nem procuram tanto o antigo conselheiro.

Precisa ser amado

Eu, pessoalmente, conheço um cara que estava trabalhando com adolescentes e o seu motivo foi exatamente esse. Ele fez de tudo para que eles o amassem. Comprou presentes, os levou para os lugares mais legais, até nas férias os levou para comer fora. Parece que não tinha fim o que ele não faria para ganhar o amor daqueles. Até o ponto em que ele quebrou financeiramente. Todos os cartões dele estavam tão cheios que nem tinha como comer ou pagar o aluguel. E onde estavam todos os que gostaram de curtir tempo com ele. Ou melhor colocando, onde estavam eles quando o caminho ficou difícil? Longe. Foram treinados para amá-lo por tudo o que ele podia fazer e dar, e quando não podia mais fazê-lo, acabou o “amor”. E isso o jogou numa depressão feia, que acabou com ele desviando e deixando o caminho do Senhor totalmente. Por quê? “Por que não o amaram depois de tudo o que ele fez”. É interessante como o rebanho tem um jeito de virar as costas de vez em quando, e até de atacar. E isso o pode levar a um fundo onde você não quer ir. Ouvi certa vez que a mordida que dói mais é a de ovelha.

Quer ser popular

Se o seu motivo é ser popular, pode esquecer isso logo. A maioria dos líderes não é popular entre aqueles que lideram. Respeitado, talvez. Mas, popular, nunca. Por quê? Porque não tem como separar a autoridade de quem são, desqualificando o jeito popular. Os pastores geralmente têm poucos amigos. Por quê? Por causa do cargo deles e da autoridade com que andam. É difícil brincar com a autoridade. Você recebe convites para as festas por causa do seu cargo. Você é o líder e ninguém jamais pensaria em não convidá-lo, ainda que não goste. Não para dizer que não gostarão de você por causa de quem você é, mas pode esquecer “ser o melhor amigo de todos”.
Esse não é o seu chamado. Quer ser amigo de todos, vire político e finja.

Quer ser admirado

Oh, como é bom ser admirado! Todos olhando para você como o ponto referencial de tudo. Cuidado, porque Deus tem um jeito de puxar o tapete quando menos esperamos e quando o maior número de pessoas está olhando. Não há nada mal em ser admirado. Você deve ser, por causa da vida de santidade que você leva. Mas, prepare- se se esse é um dos seus motivos de ser um líder, porque o povo nem sempre admira aquele que vem com as palavras da verdade – as palavras que às vezes são duras. Dê uma olhada nos profetas. É muito fácil admirá-lo enquanto você não pisa nos meus dedinhos do pé, enquanto você não olha por baixo do meu tapete.

Você quer um título

Vamos ser honestos. Quem é que tem o título de pastor que nunca gostou do som daquela palavra, saindo junto com seu nome, dos lábios de um dos seus? O jeito que falam deixa você se sentindo a pessoa mais importante e honrada do mundo inteiro. “Pastor”. “Pastor”. “Pastor”. Acorde e pare de sorrir. Isso não é um sonho, mas é verdadeiro. Prova disso, quando alguém evita chamá-lo de pastor e o chama pelo primeiro nome, você sente algo na carne? Como se fosse algo sendo roubado de você? Lembro-me de uma vez em que um cara me falou que o seu alvo era chegar ao cargo de pastor porque achava que seria tão legal ter pessoas o chamando assim. Que engano! Muitas vezes, a palavra “pastor” não é usada num bom sentido e, às vezes, com desespero, como se você tivesse que salvar o mundo. O interessante sobre aquele rapaz que sonhou em ser chamado de pastor, é que chegou lá, não durou muito tempo e caiu fora. Como foi legal ouvir aquele título por pelo menos um tempinho. Com o título de pastor vem responsabilidade e muito peso.

Quer ser alguém

O único “alguém” que você será se as coisas não derem certo, é aquele que estragou muitas vidas e a igreja do Senhor Jesus Cristo. Se você quer ser alguém, procure ser um médico ou um bombeiro, mas fique longe da posição de pastor e mais distante do povo de Deus. Você vai se desapontar muito, como vemos hoje em dia.

Quer ser conhecido (famoso)

Serei honesto com você. Essa é a minha luta. Sempre preciso me frear e me questionar em relação aos “porquês”. Não que eu deseje e procure ser conhecido, mas porque não tenho certeza se não gostaria de que isso acontecesse. Todo homem deseja que seu trabalho dê bons resultados e que cause impacto em muitas vidas. E com isso vem o reconhecimento. E podemos falar que algo que dá uma certa quantidade de alegria à nossa carne é quando alguém sabe quem somos. Especialmente para aqueles que sonham pelo avivamento querem estar bem no meio dele. Não há nada errado em ser conhecido, mas é errado se esse é um dos seus motivos. E é bem provável que, se você está procurando a sua glória e não a Dele, você não achará nada.

Quer respeito

Respeito tem algo a ver com o título de pastor? Claro. Só o título em si já fala de respeito. E ser respeitado é algo em que todos devemos trabalhar. Mas, respeito é uma coisa que você ganha. Não é algo que vem com um título. As pessoas podem fazer tudo que você pede, sem respeitá-lo. O problema é quando acham que ele merece respeito por causa da sua posição (puxa saquismo). Deus me tratou nessa área bem cedo na minha vida ministerial. Lembro que entrei na igreja um dia e um jovem gritou para mim, “E ai, mano!” Mano? Mano?? Ele não sabe que sou “Ministro”? O que é isso? Lembro da dor que esse momento causou em minha vida, no meu ego. Eu lembro que falei disso com Deus e de como o seu povo não respeitava mais as autoridades. E Deus me perguntou, “você é um pregador / ministro para ser respeitado reconhecido por eles ou ser reconhecido por mim e para servir o meu povo? ” Acabou a conversa. Mas a verdade é que eu, no fundo, gostava do respeito e de como as pessoas olhavam pra mim, como um “pastor”. Totalmente errado. Temos que ser pastores porque queremos servir, recebendo respeito ou não.

Gosta de ser elogiado

Quem não gosta de ser elogiado? Todo mundo gosta. Mas, o motivo errado é quando você precisa ser elogiado. Se não, entra numa depressão. Ou ainda, quando você começar a fazer as coisas pensando, no fim, nas palavras de encorajamento. Preparando aquelas mensagens boas pensando nas pessoas falando pra você depois, “Wesley, aquela mensagem...” Está entendendo? Quantas vezes, bem no meio da preparação de uma mensagem você parou para pensar, “Puxa, essa mensagem é boa! ”? Porque se for pesada ninguém vai dar gloria, daí você muda o contesto?

E daí começou a pensar em como a sua audiência se impressionaria com uma coisa tão boa e profunda, mas simples. Para saber se os seus motivos nessa área têm se desviado, espere até depois de dar uma daquelas boas mensagens e ninguém se manifestar, elogiando você ou a sua “boa pregação”. Veja como você se sente. Aquela dor é o resultado de um motivo errado.

Pr 27:21 - Como o crisol é para a prata, e o forno para o ouro, assim o homem é provado pelos louvores.

Às vezes o maior inimigo de um bom líder é o elogio. É daí que vemos o seu coração. Como os louvores do povo o afetam. Ele trabalha para recebê-los? Ele fica chateado se não receber? Ele trabalha mais duro se recebe? Um bom líder não deve ser influenciado pelos louvores dos seus liderados. Um bom líder faz o seu trabalho, seja louvado ou não. Quais são as coisas que motivam você? Como você reage quando recebe louvores? Não é mal receber os louvores do seu rebanho. Pelo contrário, pode ser muito bom e encorajador. Você só tem que fazer questão de não tomar decisões pensando nos louvores. Não pode ser influenciado por eles ou procurar recebê-los. O perigo nos louvores é que se chega a um ponto em que o líder começa a ser consumido, vivendo para os outros e por suas opiniões. E assim, ele para de viver para Jesus. Nesse momento, ele para de crescer e também o seu povo. Existe um outro perigo que surge no momento de receber aquelas boas palavras: o líder pode começar a acreditar em tudo o que falam sobre ele.

Você nem sempre é o que as pessoas falam que você é, mas saiba quem você realmente é.

Precisa de reconhecimento

Você não quer ser um “ninguém” na vida. Você quer fazer a diferença, mas, pretende que o resto do mundo veja e reconheça o seu valor e quem você é. Prova: Se você murmurar porque ninguém está reconhecendo o que você faz, seus motivos estão errados. “Esse povo não sabe do mínimo do meu sacrifício para com eles. Não sabem quantas horas gasto orando por eles ou das horas que levam para preparar as minhas mensagens.” Blá. Blá. Blá.
Um líder de verdade, com motivos certos, faz porque Deus mandou e confia Nele para fazer o seu trabalho direito. Não porque o seu trabalho será ou não reconhecido. Quantos pais reclamam porque seus filhos são “ingratos”? Os seus filhos nunca agradecem a você pelo fato que ter comida na mesa ou de um lugar para dormir. Mas, porque seus filhos não fazem isso? Será que eles são ingratos mesmos? Ou talvez eles vêm a comida e um lugar para dormir como um dever seu. Não é errado pensar por quê seus pais alimentam e cuidam de você, pois, afinal, foram eles que o trouxeram ao mundo. Os pais mesmos têm o dever de cuidar dos seus filhos com ou sem gratidão. Assim mesmo na igreja. Os membros muitas vezes vêm tudo o que você faz como o seu dever. É o seu trabalho. Você tem o dever de cuidar e alimentá-los com ou sem gratidão. E a verdade dura é que 90% de tudo o que você faz não será reconhecido por eles. Mas, Deus vê tudo. Até o seu motivo de fazer.

Pensa que você tem algo a oferecer

Se você acha que é ou será um bom líder porque tem algo a oferecer, cuidado. Geralmente a raiz de um pensamento desses é uma falta de humildade. Claro que você tem algo a oferecer. Tudo que Deus tem lhe dado, (tudo que você tem, vem de Deus), você vai oferecer. Então, Deus tem algo a oferecer ao Seu povo através você. O Seu povo sobreviveu por tantos anos sem você e poderão continuar... sem você. Ooohhh, como a verdade dói! Eu prefiro pensar que eles não têm jeito sem mim. Mas essa não é a verdade. Você não é o centro, e tudo não se revolve ao seu redor. Seu motivo deve ser de humildade, de reconhecimento do fato que Deus pode e quer usá-lo. Nunca se engane em pensar que Deus ou o Seu povo precisa de você. Igual Elias, você não é o único.

A necessidade de ser “o líder”.

Opa! Quantas pessoas são líderes porque não sabem seguir, não sabem ser liderados? Eles têm que ser o líder, o cabeça, a pessoa que está dando as ordens. Todo aquele que não sabe seguir nunca será um bom líder. Porque, se não pode seguir líderes colocados por Deus, como seguirá o Deus que os designou? Como a humildade é uma luta na vida dos líderes! Falo por mim também. Prefiro ser aquele tomando as decisões finais, ainda que sejam erradas, do que simplesmente estar seguindo e fazendo a vontade de outro que talvez não venha dar certo. Não digo com isso que eu não possa seguir, mas, o jeito que Deus me criou é para liderar. E assim, Deus trata o nosso caráter e ego quando estamos debaixo de alguém. Daí veremos se somos homens de Deus mesmo, homens humildes.

Se você está liderando porque não consegue seguir alguém, prepare- se para uma igreja cheia de pessoas iguais a você. E compre muita aspirina, porque as suas dores de cabeça não serão poucas.

O Final da História

Se você se encontra em um ou mais desses motivos errados de ser um líder, seja bem- vindo à festa. A maioria de nós temos que prestar atenção nessas coisas e mudar também. Ter motivos errados não o desqualificará de ser líder, mas, talvez o levará a pensar em ser um líder melhor e sua verdadeira razão de ser um desses. Têm líderes que realmente devem entregar o seu cargo porque estão no lugar errado, desatualizados, morreram no tempo. Estão com um título por necessidade própria e isso não é o que Deus quer para a sua vida ou para o Seu povo. Tem que reconhecer em primeiro lugar se você tem chamado ou não. Se você sabe que tem um chamado ministerial, legal. Agora trate os motivos errados com seriedade porque essas coisas serão a diferença entre um ministério qualquer e um em que Deus está agindo e sendo glorificado. Se você duvida do seu chamado, dê um tempo para entender melhor. Ou se você se achar fora do seu campo, pule fora rápido. O dano que você pode causar à família de Deus não é brincadeira.

Lembro de ouvir certa vez a história de um rapaz que depois de tentar vários trabalhos diferentes, e nenhum dar certo, decidiu que estava sendo chamado para o ministério. Quando foi para o seminário, teve que fazer uma entrevista de admissão antes de começar e, quando compartilhou isso como “a sua razão de querer de ser um pastor”, veio a resposta dura e certa do diretor, “Meu filho, não tenho dúvida maior do que o seu chamado. Deus não chama os restos. Ele chama os melhores. Aqueles que Deus chama são os que podem fazer qualquer coisa e dão certo. ” E aquele rapaz foi rejeitado na entrada do seminário. Não sei desde quando, mas, de repente, os restos estão conseguindo ser líderes do povo de Deus. E queremos saber porque o povo de
Deus não está detonando no mundo hoje em dia? Porque o povo de Deus está numa situação perigosa e fraca? Eu vou lhe falar por quê. Porque muitos dos Seus líderes são fracassos e não sabem vencer na própria vida, muito menos liderar uma multidão de filhos de Deus, com pulso firme e atuar com a verdade doa a quem doer. Se um cara não consegue vencer ou ser um sucesso na própria vida, como pode fazer centenas ou milhares de pessoas serem o que ele não é? E como os ensinará a serem vitoriosos? Não são exemplos, não dão bons exemplos, não há como. Temos que exigir de nós e dos outros que aqueles que se acham em posições na igreja devam ser pessoas de primeira qualidade, e não o resto. Na casa de Deus não podemos admitir qualquer pessoa na liderança, Deus prepara, sim prepara, mas e quando a pessoa anda por ai é consagrada de maneira duvidosa e sai do seu ministério na rebeldia e abra uma porta sem ser exemplo para sociedade foi Deus quem preparou ou ele se auto promoveu?


Se chegarmos a ponto de ter os púlpitos cheios de homens de altíssima qualidade, acharemos a igreja cheia de líderes que estão mais preocupados com as coisas de Deus e menos com as suas próprias necessidades como estamos acostumados a ver. Líderes preocupados com almas e apaixonados pelo seu rebanho não importa o tamanho (quantidade), prontos para dar a própria vida para bem deste. Líderes que estão queimando para o trabalho de Deus, com ou sem reconhecimento. Queimando porque amam o Senhor e reconhecem a honra em servi-lo. Que reconhecem a necessidade de se dedicar ao elevar de líderes melhores do que eles. Líderes que formar lideres, que não temem os que estão abaixo deles ou ao seu lado. Sem medo de alguém ser melhor e tomar o seu lugar. Esse deve ser o nosso alvo, não o nosso medo. Líderes buscando oportunidades de lavar os pés dos seus liderados, não procurando a posição ao lado do trono de Jesus. Se estivermos fazendo o que devemos e com motivos certos, nossas igrejas, nossos ministérios e nossos jovens não terão limites.

A pergunta final é de reflexão pessoal, você esta trazendo (salvando) ou mantendo (alimentando) ovelhas para o Senhor? 

Que Deus te abençoe e te guarde

Wesley Oliveira - Servo do Eterno 

Fonte: Livro - Liderando Lobos de Jeffery L. Fromholz
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Perfil anonimo nao sera aceito!
Obrigado pela sua colaboração e fica na Paz do Senhor! ConversionConversion EmoticonEmoticon