Quem tem ouvidos ouça . . .

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse 3:6

Introdução

A Igreja Cristã no Brasil (Anglicana, Romana, Ortodoxa e Evangélica [todas denominações]), está indo bem, está indo mais ou menos e está indo muito mal. Em uma mesma Igreja temos gente que procura andar com Deus, gente apática e gente que já abandonou as fileiras do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo (Cristãos IBGÉ)

Em um mesmo templo temos pessoas que vive e morre pela verdade e também aquelas pessoas que a negociam a Palavra de Deus e a trocam por vantagens imediatas.

I – Crise de Integridade no meio dos Ministros de Deus

Amados irmãos, pregadores e ministros aqui presentes, na verdade, estamos vivendo atualmente uma CRISE DE INTEGRIDADE NA IGREJA DE HOJE. Há um enorme abismo entre o que pregamos e o que vivemos. Há um grande abismo entre o que falamos e o que praticamos. A Igreja de hoje (estou falando da liderança, seja fixa ou itinerante), tem um lindo e belo Discurso, mas não tem Vida; ela tem muito Carisma, mas não tem Caráter; ela até tem muita Influência Política, mas não possui Poder Espiritual, não são testemunhos nem exemplos para ninguém.

Meus queridos há sem dúvida alguma uma esquizofrenia instalada em nosso meio. Tornamo-nos uma Igreja ambígua e contraditória, em que o Discurso Mascara a Vida, e a Vida Reprova o Discurso! Estamos vendo o florescimento de uma Igreja Narcisista, com síndrome de Laudicéia, pois se julga Rica e Abastada, mas que na verdade, está CEGA, POBRE E NUA. Estamos vendo crescer entre nós, uma Igreja que aplaude e dá nota dez a si mesma quando se olha no espelho, mas que não passa no crivo da Integridade, nem pode ser aprovada ao ser submetida ao teste da Sã Doutrina.

II – Vivemos uma Espiritualidade Completamente Atrofiada

Estamos vendo a cada dia o crescimento de uma liderança religiosa completamente Ufanista e Triunfalista, que se encanta com o seu próprio crescimento numérico de sua Igreja, mas que ao mesmo tempo se APEQUENA NA VIDA ESPIRITUAL.

Temos observado que há uma grande explosão numérica em várias Igrejas hoje, mas vemos também que há um ATROFIAMENTO ESPIRITUAL NESSAS IGREJAS. Estamos vendo crescer uma Igreja que se vangloria de produzir dezenas de Bíblias de Estudos, mas que também tem produzido uma geração de líderes e fiéis completamente analfabetos de Bíblia.

III – A Falta de Ética e Doutrina na Igreja Atual

Queridos, temos observado o crescimento em nosso País de uma Igreja Cristã sem Ética e sem Doutrina (não importa qual seja a sua nomenclatura, denominação ou placa), líderes que não dão exemplo, que usam púlpitos como se fosse palcos, picadeiro ou ringues, atacam ofensivamente uns aos outros, sem respeito as vidas que não tem nada a ver com essa falta de ética. Uma Igreja Cristã que rifa a verdade por dinheiro, que joga a Ética pra debaixo do tapete e, mesmo assim grita palavras de ordem chamando as pessoas ao arrependimento.

No passado a Igreja tinha autoridade para chamar o Mundo ao arrependimento; hoje, é o Mundo que tem ordenado a Igreja a se arrepender. Na verdade derrubamos os muros que nos separam do Mundo. Queremos ser iguais ao Mundo, no tolo discurso de atraí-lo para o Reino de Deus (I João 2. 15). Perdemos nossa Identidade e nossa integridade Cristã.

Nossa luz apagou-se debaixo do alqueire; tornamo-nos sal sem sabor, que não presta para mais nada, senão para ser pisado pelos homens. A falta de Ética entre a Liderança de nossas Igrejas é patente! Tenho visto em meus poucos anos de vida ministerial que há entre nós ministros, Pastores, Bispos, Apóstolos, e Sacerdotes uma falta de Ética e Segurança Doutrinária. No meio do sistema religioso não é diferente. Olha se você não faz parte da Igreja A ou da Igreja B eu não te reconheço como nada, você é de qual religião? Com tons de descriminação e superioridade.


Tem pregadores e ministros que não conseguem se livrar do Romanismo, pertencem a uma Igreja Nacional, mas insistem em se apresentarem como Sacerdotes Romanos, parecem que se sentem incapazes de fazer um trabalho sério e honesto, e precisam dizer aos quatro cantos: Olha nós somos de um mesmo Deus e etc... Quanta falta de Ética e valorização de si mesmo.

IV- Estamos Vendo Crescer Uma Igreja Mercado

O que não bastasse tudo isso, estamos vendo crescer nesses últimos dias, é uma Igreja Mercado que escancara suas portas e usa a Religião como Fonte de Lucro! Estamos vendo crescer uma Igreja que constrói novos Templos como se abre franquias, não com o propósito de pregar a Verdade, mas apenas de granjear riquezas (lucrar).

Temos visto os Templos se transformando e praças de negócios, os Altares se transformando em balcões de comércio, o Santo e Glorioso Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo em produto lucrativo e os nossos Fiéis em consumidores devoradores. Temos visto Igrejas se transformando em lucrativas empresas e certos pregadores inescrupulosos criando mecanismos heterodoxos para granjear fortunas em nome do

V – Estamos Vendo o Crescimento de Uma Igreja Mística e Sincrética

Nesses últimos dias, temos observado o crescimento em nossa Pátria de uma Igreja Sincrética, Mística que prega outro “evangelho”, um “evangelho” diferente que, de fato, não é e nunca será Evangelho! (Em Trindade/GO a adoração Pagã do Divino Pai Eterno, entre os Neopentecostais a tal Vigília do Re-Te-Té, enfim, vários abusos em nome do Santo Evangelho), estamos vendo um povo misterioso, cultos cheios de mistérios e mantos, mas vazios da presença do Espirito Sando de Deus.

Estamos vendo o crescimento de uma Igreja que prega o que o povo quer ouvir e não o que o povo precisa ouvir. Uma Igreja que prega Prosperidade, mas não prega a Salvação em Cristo Jesus; que prega Milagres e Curas, mas não prega a Cruz do Nosso Senhor Jesus Cristo e sua Redenção; uma Igreja centrada no homem, e não centrada em Deus. É lamentável o que vemos hoje.

Mas lembrem-se sempre do que Paulo disse a carta que escreveu aos Galatas: “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.” Gálatas 1:6-10

VI – Estamos Vendo o Crescimento de Uma Igreja Vaidosa.

Amados, estamos também vendo crescer em nossa Nação, uma Igreja amante dos holofotes, embriagada pelo Sucesso, sedenta de aplausos, em que seus Líderes, Pregadores e Cantores são tratados como verdadeiros Astros de Cinema. Onde não vale a pena ter uma terra fixa, estamos no vamos explorar e ser itinerantes, nada contra, mas as pessoas hoje não querem mais compromissos e responsabilidade, o negócio é passear.  

Estamos trocando nosso direito de primogenitura por um prato de lentilhas das glórias humanas, rendendo-nos à TIETAGEM E AO CULTO À PERSONALIDADE, colocando homens em um pedestal, afrontando, assim, nosso Único e Bendito Senhor, que não divide sua Glória com ninguém (Isaías 42. 8). O povo glorifica o Pastor fulano de tal, o
Bispo ou apóstolo beltrano, mas esquecem-se de glorificar a Deus. Pagam milhões, até o que não podem para ver a sua igreja cheia.

VII – Estamos Vendo o Crescimento de Uma Homérica Crise Na Liderança de Nossas Igrejas

Meus queridos, não podemos deixar de falar que estamos vendo crescer uma homérica crise na liderança das nossas Igrejas. É importante deixar claro, que uma das classes mais desacreditadas da Nação Brasileira são os Sacerdotes, Bispos, Pastores, Apóstolos e ate Padres.

Há Sacerdotes, Bispos, Pastores, Apóstolos, Cantores e pregadores não convertidos no Ministério. Há muitos que entram no ministério por causa do seu Bônus, mas não aceitam o seu Ônus. Há uma legião de pregadores, líderes e ministros que só querem às bênçãos do Ministério, mas não estão dispostos às cicatrizes dele;  eles querem os louvores do Ministério, mas não estão dispostos à pagarem o preço.

Querem o luxo, mas não querem as privações. Há aqueles que fazem do Sacerdócio ou Pastorado um refúgio para esconder a sua preguiça e seu comodismo. Há lideres, ministros e pregadores confusos doutrinariamente no Ministério, indivíduos que não sabem para onde caminham, por isso, são influenciados por todo vento de doutrina, deixando seu rebanho à mercê dos lobos travestidos de ovelhas (Atos 20. 28-32). Há Sacerdotes, Pastores, Bispos, Apóstolos, que estão em pecado no Ministério e já perderam a sensibilidade espiritual, pois condenam nos outros os mesmos pecados que praticam em oculto.

Conclusão

E, finalmente, estamos vivendo uma Crise de Valores na Igreja. Abandonamos a simplicidade do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Substituímos a Sã Doutrina pelas Novidades do chamado “Mercado da Fé”. Trocamos a verdade do Santo Evangelho pelo Sucesso. Substituímos a Homília pelo Espetáculo.

Colocamos no lugar da oração, os grandes ajuntamentos, em que saltitamos ao som estrondoso dos nossos instrumentos eletrônicos. Precisamos desesperadamente voltar ao primeiro amor. Precisamos urgentemente de uma nova reforma na Igreja de hoje. Precisamos de um revestimento e do Poder do Espírito Santo em nosso meio. Precisamos de homens fiéis a Deus e que prefira a morte à Apostasia.

Precisamos na Igreja de Pastores, Bispos, Sacerdotes e Apóstolos que amem de verdade a Palavra de Deus mais do que o Lucro. Precisamos de líderes e pregadores que chorem pelos seus pecados e pelas almas que perecem, e não pelas dificuldades da vida. Precisamos de homens de Deus que preguem aos ouvidos e aos olhos.


Pensemos nisto, Amém!

Wesley Oliveira - Servo do Eterno

Fonte: Dom José Kennedy de Freitas – Ph.D Bispo Episcopal Anglicano
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Perfil anonimo nao sera aceito!
Obrigado pela sua colaboração e fica na Paz do Senhor! ConversionConversion EmoticonEmoticon