Entendendo Satan, em 2 minutos

Rambam (Maimônides)diz:

“Assim é dito no Talmud: ‘Satan, o Yesser haRá` (Inclinação ao Mal), e o anjo da morte são a mesma coisa.’ Aqui vemos tudo o que foi mencionado por nós de forma tão estimada que nenhuma pessoa inteligente irá duvidar disso. Assim nos foi mostrado que uma mesma coisa é designada por três termos diferentes, e que as ações atribuídas a esses três são, na realidade, as ações do mesmo agente.” (More Nevukhim/O Guia dos Perplexos - Livro III - Capítulo 22)
O rabino Moshe Ben-Haim também explica de forma bem clara o conceito:
“Satan é parte do homem, uma vez que Satan se refere à inclinação ao mal, que nada mais é do que nossos instintos. Baseado em R. Simon, entendemos que Satan é o componente instintivo do homem (yesser hará`), que desvia o homem (Satan), e causa a sua morte se ele não se arrepende (anjo da morte.).” (Judaism: Religion of Reason - Satan and Abraham)
Em outras fontes judaicas, dizem que a palavra Satan refere-se a Adversario, não inimigo, e com base nos estudos anteriores, o homem seria seu maior adversario, o homem seria o seu pior Satan, ou seja, para um homem se manter dentro de um caminho moral, ele tem que lutar dia a dia contra ele mesmo, é ele quem se desvia e é ele quem se concerta, Jesus disse: "Aquele que quiser vir apos mim, segue-se a si mesmo". Não tem segredo, não tem invenção, não tem anormalidade.

O Eterno não tem inimigo. A ideia de que algum poder possa existir para além do Eterno e ainda se opor ao Todo-Poderoso é ingênua, politeísta e incompatível com a crença monoteísta absoluta. E tem origem no dualismo do Zoroastrismo persa, e não no Tanakh (Bíblia Hebraica).
O Zoroastrismo acredita em um deus bom, maior, e em um deus mau, inferior, cujas legiões de anjos e demônios vivem se degladiando até que o ‘escolhido’ do deus bom irá derrotar as forças do mal. Soa familiar? Pois essa crença persa data do século 5 antes da Era Comum.
Para a Torá (o pentateuco), o adversário do homem é ele mesmo. Sua própria inclinação ao mal (na realidade, melhor traduzida como inclinação destrutiva). Procurar culpados externos só o mantém distante dos ideais do Criador.

Como vencer nesta guerra diaria? Com muita oração!

Como as pessoas acham que a oração funciona:
Eu oro -> O Eterno muda os seus planos sobre o meu destino, tal visão em nada difere da criança que escreve uma cartinha para Papai Noel, esperando ser atendida. É mitológica, e talvez até ingênua.
Essa leitura não condiz com o monoteísmo absoluto. Pois se os planos do Eterno são a sua essência, mudá-los significaria que o Eterno mudou. Também não condiz com a relação causa e efeito, observada tanto na Torá quanto em todo o universo - uma das leis físicas mais comprovadas de todas.


Mas então, como a oração realmente funciona?
É muito simples, mas muito profundo:Eu oro -> O ato de orar, conectando meus pensamentos ao Eterno, me transforma -> Se eu mudei, meu destino muda, assim como mudam as circunstâncias ao meu redor. A oração é das forças mais poderosas disponibilizadas pelo Eterno na natureza. Mas ela atua em NÓS, e não nEle. TODA oração, sem exceção é ouvida e respondida. Mas enquanto qualificarmos a oração pelo efeito no destino, ao invés do efeito em nós, só nos frustraremos, e a qualidade do nosso relacionamento com Ele será muito limitada. Entenda essa dinâmica, e a sua vida espiritual dará passos grandiosos.

Então para ter uma boa vida com Deus, tenha uma vida constante  em oração, tenha atitude de um bom Cristão e pare de achar culpado pela suas falhas e quedas espirituais.

Domine a si mesmo . . . 

Wesley Zayit - Que o Eterno te abençoe e ter guarde.


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Perfil anonimo nao sera aceito!
Obrigado pela sua colaboração e fica na Paz do Senhor! ConversionConversion EmoticonEmoticon