Os Patriarcas de Israel



Poder ler algo no seu idioma original nos dá a liberdade de fazer as nossas próprias interpretações, sem precisar depender de um tradutor. No caso das escrituras sagradas, isso é ainda mais aparente. 

A Bíblia já foi traduzida diversas vezes através dos séculos, geralmente deixando de lado significados importantes escondidos atrás de palavras, isso tudo devido a cultura dos locais, nomes e frases. Por exemplo, vejamos os nomes dos pais de Israel - Abraão, Isaque e Jacó. 

Abraão - Em hebraico o nome é pronunciado "Avraham" (אברהם). Ele é composto por duas palavras: אב-av e המון-hamon. "Av" significa "pai", e "hamon" significa "muitos", que significa que o nome Avraham é traduzido como "pai de muitos".

"E não se chamará mais o teu nome Avram [pai louvado], mas Avraham [pai de muitos] será o teu nome; porque lhe transformei em pai de muitas nações." Gênesis 17:5

"וְלֹא-יִקָּרֵא עוֹד אֶת-שִׁמְךָ, אַבְרָם; וְהָיָה שִׁמְךָ אַבְרָהָם כִּי אַב-הֲמוֹן גּוֹיִם נְתַתִּיךָ" (בראשית י"ז ה)

Isaque - Em hebraico é pronunciado "Itzhak", que vem da raiz צ.ח.ק. - "tsahak", que signfica "riu". Ele recebeu este nome porque quando Abraão e Sara tinham entre 90 a 100 anos e descobriram que Sara estava grávida, eles riram.

Jacó - Pronunciado "Ya'akov" em hebraico, o nome Jacó tem origem na palavra "עקב"-"akev", que significa "calcanhar". Dizem que Jacó nasceu logo depois do seu irmão gêmeo, Esaú, agarrando o calcanhar do seu irmão.

Por isso muitas vezes falamos, a lingua original, Hebraica é muito importante para voce que quer estudar, para voce que quer ser um excelente pregador, para voce que quer ser um excelente professor e saber exatamente o que as palavras querem dizer, sem heresias, sem invenções. 

Se possivel estude, sempre que puder e tudo o que puder. 

Shalom! 

Wesley Zayit - Servo do Eterno
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Perfil anonimo nao sera aceito!
Obrigado pela sua colaboração e fica na Paz do Senhor! ConversionConversion EmoticonEmoticon