PASTORES OU PREGADORES?

Pregador ou Pastor, heis a questão?

Nos tempos atuais estamos tendo uma grande confusão, talvez devesse ser criado um novo “cargo”, eclesiástico, desta forma saberíamos diferenciar quem quer realmente ser Pastor de ovelha e quem quer ser pregador apenas. 

Pergunte a qualquer um que quer ser um pastor, por que eles querem ser um pastor, e a resposta é quase sempre a mesma:

"Sinto-me chamado para pregar."

Pergunte a qualquer um que já é um pastor que no que mais gosta em ser um pastor, e a resposta é quase sempre a mesma:

"Nasci para Pregar"

Pergunte a qualquer um que é um pastor que seus dons superiores e a resposta são mais uma vez - quase sempre a mesma:

"Chaamado para Pregar"

Então porque é que tantas pessoas que querem pregar e estão pregando, ou se consideram talentoso na pregação, não são muito boas nisso?

Eu sei, isso é indelicado dizer, mas para alguns, eles estão tocando o terceiro céu, mas não estão e todos nós sabemos que é verdade. Muitas pessoas que querem pregar, mas não podem, pois nao foram chamados para isso e isso fere os ouvidos de quem esta ouvindo. Muitos que são pregadores, não deveriam. E muitos que se consideram dotados, não são, são bem limitados e deveriam enxergar isso.

 E porque essa diferença?

Alguns pastores estão mais preocupados com as ovelhas, estão mais preocupados com a estrutura, com o grupo de louvor, com o grupo de jovens, com o grupo das senhoras, com o grupo que cuida de casais, com o financeiro da igreja, ser um bom administrador e ser também um bom gestor de pessoas, cuidando de vidas dentro e fora da igreja, eles dão a vida pelas ovelhas. E muitas vezes esse é excelente no que faz, porem não são bons pregadores.

Já os pregadores, que são bons naquilo que fazem, trazer uma boa mensagem para o povo de Deus, consequentemente, 90% deles não tem rebanho, não tem ovelhas, tem seguidores, mas não tem um povo para chamar eles de “meu pastor”, nao dão a vida por uma ovelha, a nao ser por eles mesmo, não conseguem ser bons gestores de pessoas, mal tem contatos com pessoas, por não saber lidarem com pessoas, e quando tem igreja, não sabem administrar bem.  

Muitas vezes vocês verão excelentes pastores que nao pregam muito bem, por isso vivem chamando bons pregadores, é quase um casamento, porque um precisa do outro, e também é bom enxergarmos isso.

Muitos anos atrás eu fui convidado por um grande palestrante a para participar de um curso sobre a “pregação”. Embora eu estivesse muito mais focado para aprender teologia que naquele curdo oferecia, ou apologética, ou questões relacionadas com a interação de  e cultura, eu aceitei. Particularmente porque a tendência ia ser "evangelística" e pregação que me preocupo profundamente.

Até o final desse curso, eu jurei nunca mais parar de aprender sobre esse assunto. Por quê? 

Foi, sem dúvida, a experiência de aprendizagem mais frustrante da minha vida. O que eu aprendi foi que alguns na classe foram dotados para a pregação e alguns não eram. Mas todos estavam convencidos de que era o que é pior, um pior que o outro e mais, estavam convencidos que não precisavam mudar, estavam lá para aprimorar e não para melhorar, pois eles não precisavam de mudanças.

Aqueles que foram dotados foram uma alegria para aprender. Eles intuitivamente entenderam o treinamento, tinha um senso inato de como desenvolver o material, eram naturais em sua capacidade de contar uma história, explicar, fazer o povo entender e perspicaz em suas aplicações.

Aqueles que não foram dotados eram como moldagem de barro endurecido. 
Ouvir meu coração: um grupo não estava "melhor" do que o outro, menos chamado para o ministério do que outro, menos comprometidos com Jesus e com seu povo do que outro, ou mais especial do que o outro. Era simplesmente uma questão de saber o tipo de ministério que o Espírito Santo lhes havia presenteado a prosseguir.

Para alguns deles, eles estavam pregando de fato.

Para alguns deles, é evidente que não, chegava a doer os ouvidos e o coração.

Então, como podemos ter uma noção mais clara da direção de Deus e presentear nesta região altamente sensível? Como podemos diferenciar os Pastores que querem cuidar de suas ovelhas daqueles que só querem “aparecer” para o publico?

Aqui estão alguns pensamentos:

1. Ter alguém que não seja seu cônjuge (esposa / marido) para lhe dizer se você é um comunicador talentoso, ou não. Tenha amigos, que sejam verdadeiros em suas opiniões. Porque puxa saco vão sempre dizer que você esta bem, mesmo não estando.

2. Ser capaz de apontar para uma cesta de frutas e diferencia-las, o que vem como resultado de sua pregação / ensino. Em outras palavras, juntamente com o Espírito Santo, obviamente um ungido para fazer isso.

3. Fazer com muito cuidado, ser muito honesto em uma autoanalise, de quanto de sua "chamada" é amarrado com quer ou do que precisa, identificar o seu ego na mensagem, não ser inseguro, para um público cativo.

4. Não ser negligencie o princípio fundamental de que, quando o Espírito Santo te chama, Ele te prepara, ou seja, não seja despreparado. Se Ele não tem claramente equipado você para a tarefa de pregar / ensinar, então você deve questionar a sua "chamada". Em outras palavras, não confundir o desejo do seu coração em fazer algo com o chamado para fazer alguma coisa. 

5. Não assumir que a única maneira de atender a chamada para pregar ou ensinar que é através de uma posição de “pastor sênior”, ou mesmo através de um grande grupo de pessoas ou igrejas grandiosas e numerosas. Seu presente e sua capacidade podem ser mais adequados para um pequeno grupo, talvez uma sala de aula, um seminário, ensino homem a homem, ministério de estudantes, novos convertidos, o ministério infantil, educação de adultos... a lista é bastante longa, e você estará pregando a palavra do mesmo jeito. 

6. Se o seu dom é pregar e ensinar, ele não chegou totalmente amadurecido na chegada, e nem vai fazer nada por você. Como Paulo instruiu Timóteo, presentes precisam ser desenvolvidos, ou seja, precisam aprender. Sendo chamado, mesmo dotado, para pregar só significa que você tem um monte de trabalho antes de você desenvolver esse dom de forma otimizada. Mesmo que você fale bem, se aperfeiçoe antes de sair abrindo a boca por ai.

7. Se você esta disposto a dar a vida por uma ovelha, dentro ou fora da igreja, ir atras, sem reclamar, sem murmurar, ir disposto a ouvi-la, ir com calma sem querer bater na ovelha, mesmo sabendo que pode encontrar um bode pela frente, disposto a tomar cabeçadas, mordidas, e voltar para casa sem reclamar, você é um pastor que pode ser um bom pregador.

8. Se a sua preocupação é se sua mensagem foi boa, se você conseguiu arrancar muitos glorias e aleluias, se você esta preocupado com a quantidade de palmas, se você esta preocupado com a quantidade de pessoas, com o tamanho da igreja, se diz que a igreja é fria quando eles não glorificam com sua mensagem, se você esta querendo loucamente ser itinerante com o pensamento de não se firmar em nenhuma igreja, e não ter compromisso com nenhuma denominação. Você certamente é um pregador, e não necessariamente deveria ter o titulo pastor. Pois você não esta preocupado com as vidas antes e depois da sua "mensagem". 

Dito tudo isso, se você é chamado para o ministério de comunicação, em seguida, procurar fazê-lo com todas as suas energias, ninguém nasce preparado, então se especialize, se prepare, corra atras daquilo que Deus te chamou. O mundo precisa de você. Mas se não é ser implacável na sua autoanalise, da mesma forma o mundo precisa de você ainda mais onde está dotado, louvor, adoração, oração, diacronia, não importa onde seja, se prepare da mesma forma, se dedique da mesma forma, você é importante para Deus e para igreja de Deus.

Wesley Zayit – Servo do Eterno

 Um texto adaptado de James Emery Branco


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Perfil anonimo nao sera aceito!
Obrigado pela sua colaboração e fica na Paz do Senhor! ConversionConversion EmoticonEmoticon