BAJULADORES CRISTÃOS

Socorro, Senhor! Porque já não há homens piedosos, desaparecem os fiéis entre os filhos dos homens, falam com falsidade uns aos outros. Falam com lábios bajuladores e coração fingido. Corte o Senhor todos os lábios bajuladores, a língua que fala soberbamente (Sl 12:1-3).

Shalom amigos e irmãos, ao longo do tempo estamos passando por situações no mundo secular e no mundo eclesiástico esta virando um grande problema. Pessoas que acham que agrando as pessoas e passando por cima de outras irão conseguir alguma beneficio, fato é que podem ate conseguir, mas momentaneamente pois o que o homem levanta Deus mesmo abate e o que Deus levanta nenhum homem pode abater. 

Por muito tempo o Senhor tem colocado em meu coração para compartilhar com os irmãos e amigos sobre este tema: a bajulação ou puxa saquismos.

Estive por um bom protelando em falar sobre isso, mas toda vez que abria as Escrituras Sagradas o Senhor ministrava comigo algo sobre isso, ressaltando versículos e me mostrando o que tem ocorrido tanto na sociedade como na Igreja geral e quando colocamos algumas desses versículos ou assuntos destes na rede, soam como indireta ou estamos atacando o irmãos X ou a irma Y, mas se tiver algum exagero, por favor refutem a vontade, pois posto apenas o que vemos.
  
Segundo o dicionário bajular significa lisonjear, adular servilmente ou elogiar com interesse. Bajulação é aquilo que louva e exagera os méritos de alguém com fins interesseiros, ou seja, barganhando. Aquele que bajula é adulador e lisonjeador, conhecido também como puxa-saco rsrs.

No Brasil Império por exemplo, o ato de beijar a mão de autoridades reais e eclesiástica era um prática. Como foi outrora nos tempos antigo a bajulação hoje, tem tomado espaço na sociedade em que vivemos devido a superficialidade das relações humanas, o egocentrismo e a hipocrisia de muitos que vivem numa vida de falsidade.

Vivemos num mundo egoísta e corrupto onde o que importa é tudo aquilo que traz vantagem para si. Vivemos numa sociedade onde o que predomina é a lei de Gerson, onde o importante é levar vantagem tudo, certo?

Errado !!!

Maquiavel diz que o fim justifica os meios e são muitos que acreditam nessa teoria. Mas no caso da bajulação é algo que Deus não se agrada. O Senhor se agrada de um coração sincero, pois ao homem sincero, Ele mostrará sinceridade e o futuro desse será de paz (Sl 18:25 ;37:37),por isso eu disse que o próprio Deus abate aqueles que ele não levantou, com isso o puxa saco pode ter suas vantagens temporárias, mas logo sabemos onde tudo isso vai parar. 

Porém esta sinceridade deve ser algo benéfico e proveitoso para o outro. Existem pessoas que são tão sinceras no falar que acabam exagerando, é isso mesmo exagero na sinceridade. Se não for para o bem esta sinceridade torna-se nociva, sendo o que muitos chamam de sincericídio, ou seja, o suicídio moral pela sinceridade exacerbada. Em ambos os casos, tanto na bajulação, quanto no exagero de sinceridade o desequilíbrio no temperamento se torna evidente, e isso dentro da igreja com uma vida, com uma alma, podemos ate mata-las e afasta-las do Senhor para sempre entao cuidado com sua boca. Eu não preciso dizer o que não penso para receber algo (bajulação), nem falar o que penso só para me mostrar autêntico e “super sincero”.

A franqueza no momento errado é tão prejudicial quanto a bajulação. Devemos aprender a falar no tempo certo e com sinceridade. Devemos aprender a ter a virtude de ser sinceros e não usar de bajulação. Devemos aprender a acima de tudo ter domínio próprio no nosso falar(2 Pe 1:6)

Pois assim diz a palavra de Deus:

Como cidade derribada que não tem muros, assim é homem que não tem domínio próprio (Pv 25:28)

Como maças de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo (Pv 25:11)

Na bajulação não há verdade, seu objetivo é interesseiro, não é algo autêntico e propaga a falsidade.(Sl 12:2) A bajulação ocorre em todos as áreas da nossa vida como no nosso trabalho, na faculdade e até mesmo na igreja. Na sociedade vemos muitos usando da bajulação para crescer profissionalmente, na faculdade para se ganhar uma notinha melhor ou aquele pontinho faltante. E na igreja para dar e receber a glória humana, ou ate mesmo portas abertas e elevação do nome proprio..

O apóstolo Paulo disse que não usava de bajulação: Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem houve um pretexto de avareza; Deus é testemunha (1 Tessalonicenses 2:5)

Também disse que quem se utilizava disso era os falsos cristãos: Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples. Romanos 16:18

 Jó também disse a mesma coisa: Que não faça eu acepção de pessoas, nem use de palavras lisonjeiras com o homem! Jó 32:21

Porque não sei usar de lisonjas; em breve me levaria o meu Criador. Jó 32:22

A bajulação é algo nocivo em qualquer lugar, pois desde os tempos se antigos muitos se utilizam dessa prática.

E hoje, isso não é diferente, pois, como dizia certa marchinha carnavalesca mundana.
” O cordão dos puxa-sacos cada vez aumenta mais..”

Como diferenciar um homem ou mulher de Deus bajulador, ou nao, se voce conhece voce vai saber quais são os reais interesses e o que ele esta fazendo para conseguir atingir seus objetivos, tais como: Crescer a todo custo, nao importa quem que eu tenha que derrubar ou passar por cima, nem que eu tenha que me matar no que eu faço, mas atrapalho o que os outros fazem, o objetivo é individual ou coletivo? Tudo isso são sintomas de bajuladores. 

Com isso agora começa a parte boa.

‘’O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua. ’’ (Provérbios 28:23)

O livro de Provérbios apresenta ensinamentos que considero “atemporais”, ou seja, nao tem o tempo certo, ou seja, vão servir pra vida toda. Riquíssimas ilustrações e princípios podem ser absorvidos e praticados, lendo estes preceitos.

No versículo supracitado, podemos compreender uma realidade severa, presente em nossa sociedade, e infelizmente, crescente dentro do ambiente cristão.

Há uma espécie de “clubismo” no meio cristão, que não consigo ver com bons olhos quando tratamos da realidade de que se somos servos, pelo óbvio, deveríamos servir. De forma aberta, para você participar de certo circuito teológico, se faz necessário bajular determinada pessoa. Se você quiser ser “bem visto” por determinados pastores, precisa atender certos “requisitos”. Para conseguir acesso a certas pessoas, precisa “agradar” outras pessoas com acesso a estes, e assim vai.

O grande problema da superficialidade desse tipo relação é que, com o fim de alcançar os supostos “benefícios”, muitos bajuladores têm feito seu papel nocivo no cenário cristão, alimentando egos e agindo de forma desonesta com o Evangelho e com o ambiente que os cercam.

Mais triste ainda constatar que muitos “líderes” cristãos gostam de ser bajulados. Muitos têm inclusive a necessidade de ser aceito e idolatrado. E a contrapartida é que muitos estão aí, fazendo esse trabalho imundo, de alimentar o ego, que por consequência, alimenta as piores deformidades da alma, e que impede que o “bajulado” tenha uma consciência real acerca de si mesmo.

Não quero dizer que sou contra o elogio, longe disso, nem demonizo quem de fato é merecedor de um elogio sincero. O ponto aqui é que, como cristãos, temos que ser honestos e ninguém são passíveis apenas de elogios, mas também de criticas. Principalmente, se esses elogios são feitos com objetivos de barganhar qualquer que seja o benefício.

Partindo deste ponto, proponho alguns pontos para reflexão acerca de quem pratica essa bajulação exagerada, quanto aquele que gosta de ser alimentado por essa ilusão medíocre, e que em nenhum ponto traduz o real sentido do Evangelho de Cristo.

Primeiro, para os que são bajuladores:

1. Não alimente o ego de pessoas doentes: o problema dessa conduta é justamente a participação do erro. É a colaboração do efeito da causa e da consequência. Um ser humano que só recebe elogios e pensa que está cima do bem e do mal tende a humilhar o próximo, como temos visto por ai, a querer mandar em todos ao seu redor e principalmente não saber lidar com um confronto. Essas posturas não refletem em nada o Evangelho de Cristo, mas assim ao mundo e ao deus deste mundo, com um espirito de competição formando equipes dentro da sua própria igreja.

2. Fins não justificam meios: se você tem o péssimo hábito de bajular quem quer que seja por conta de alguma vantagem, benefício, influência ou qualquer outra razão escusa, recomendo que releia o Evangelho. Perceba que não há NENHUMA referência bíblica que dê margem a esse tipo de conduta e pensamento. Na verdade, temos indicações reais do próprio Senhor Jesus, que desaprovava qualquer tipo de atitude semelhante. (Leia Mateus 20:21).

3. Boas Intenções Não Isentam Responsabilidades: se você tem essa conduta e afirma que não faz isso por mal, recomendo que pense seriamente nas consequências de seus atos. O fato de estar bem-intencionado não valida sua atitude, pois a mesma continua sendo prejudicial a quem você está bajulando e de boas intenções o inferno esta cheio. Se você realmente quer o bem da pessoa que você bajula, leve em consideração o conselho de Provérbios, e saiba que a verdadeira amizade é aquela em que verdades amargas são ditas na relação.

E para aquele que gosta e tem a necessidade de ser bajulado:

1. Se converta: Se você alimenta diretamente ou indiretamente esse tipo de conduta dos outros, você realmente precisa se converter. Se você usufrui de qualquer tipo de “status” e entende de que por conta do que você faz você merece ser ovacionado, você realmente não conheceu o Evangelho. “Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: ‘’Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer”. (Lucas 17:10). Ou seja, se você acha que faz algo, considere-se inútil. Se você entende que sua postura está correta, sendo bem sincero a você, você é desnecessário.

2. Tenha maturidade: Não queira e nem permita algo que o próprio Senhor Jesus não quis. Saiba que amigos sinceros irão lhe falar verdades que podem até doer na sua alma, que certamente irai te confrontar, mas se o fazem, é porque realmente querem seu bem. A vida de um cristão maduro é pautada pelas adversidades que enfrenta face à realidade do cotidiano, primordialmente, pelas suas reações, que são condizentes com o Evangelho.

3. Tenha consciência de si mesmo: Você é um pecador perdoado, como todos os outros. Você não está cima de ninguém. Se você faz qualquer coisa visando o Reino, você não faz mais do que sua obrigação. E nada do que você venha fazer mudará a realidade que sem a Graça Salvífica, você mereceria o inferno. Nunca se esqueça disso.

Concluo, pedindo a você que está lendo esse texto, que ore para que esse câncer maligno seja EXTIRPADO do meio da Igreja de Cristo, pois já é muito árduo conviver com esta realidade na sociedade, pior ainda, conviver com isso no ambiente cristão.

E se há em nós algum resquício de tais atitudes, que sejamos sinceros diante de Deus, para nos arrepender, pedir perdão, e seguir a caminhada cristã longe dessas mazelas terríveis.

Que o Senhor nos ajude a servi-Lo com integridade de caráter e leia Galatas 1:10.

Porventura, procuro eu agora agradar os homens ou aprovação de Deus? Ou estou tentando ser apenas agradável às pessoas? Se ainda estivesse buscando agradar a homens, não seria servo de Cristo! 

Graça e Paz!

Pr. Wesley Zayit - Servo do Eterno

fonte: estudos.gospelmais.com.br e reformai.com
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Perfil anonimo nao sera aceito!
Obrigado pela sua colaboração e fica na Paz do Senhor! ConversionConversion EmoticonEmoticon