Jesus ensinou . . .

Shalom amados amigos e irmãos, a maioria das vezes vemos Jesus ensinando, e falando as multidões, curando etc, nunca vemos se quer Jesus alterar o tom da sua voz, isso quer dizer que. . . vamos ver:

Evangelho de João 6

59 Estas coisas falou Jesus quando ensinava na sinagoga em Cafarnaum.
60 Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? 
61 Mas, sabendo Jesus em si mesmo que murmuravam disto os seus discípulos, disse-lhes: Isto vos escandaliza?
66 Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele. 
67 Perguntou então Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? 
68 Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. 

Como lemos Jesus estava ensinando, e quando Jesus ensinou algo que confrontava o estilo de vida de algumas pessoas, incluindo discípulos muitos se sentiram ofendidos e pararam de seguir Jesus, incluindo mais uma vez, muitos discípulos, ou seja, enquanto estava tendo milagres, enquanto estavam tendo curas, enquanto os sinais eram de maravilhas, farturas, Jesus estava rodeado de alguns discípulos e muitos outros que estavam acompanhando, creio que as palavras eram duras, porem eram doutrinarias e ensinando um jeito de se portar, mas não creio que Jesus se mostrou nervoso, muito menos alterou a sua voz, pois ele ensinava, Jesus era um grande mestre.

Creio em um pensamento próprio e bem simples, após estes sermões e ensinamentos mais duros ou que fizessem as pessoas se examinarem a vida que estavam vivendo, só ficou os doze, pois no verso 67 vemos que Jesus perguntou, não gritou, não ofendeu os doze ele só perguntou, e vocês? Também não vão embora? E apenas o mais corajoso ou mais discípulos de todos Pedro respondeu eles dizendo para onde iremos?

Amados, será que nos dias de hoje recebêssemos palavras que nos confrontassem, e não confortassem que fossem duras demais, algo que talvez escandalizassem ou “ofendessem”, um bando de hipócritas que estão ao nosso redor como seria?

Jesus em nenhum momento disse, pessoal desculpas, peguei pesado, foi mal, não vão embora não, eu mudo meu discurso, eu mudo meus ensinamentos, mas o mais importante é ter vocês comigo, NÃO, 

Jesus não mudou seus ensinos e ainda firmemente pois os dozes na parede, mais ou menos assim, agora vai ou racha e vemos os resultados, eles foram alem do esperado, os 12, o restante que abandonou Jesus nem foram lembrados.

Será que as vezes é bom mudar o discurso e ignorar os ensinamentos? Por causa dos que escandalizaram, ou por causa daqueles que mais cedo ou mais tarde irão nos abandonar, no evangelho de Mateus 11: 6 Jesus deixou claro, “E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar de mim”. Jesus não mudou para se adaptar a eles, foram eles que se adaptaram a Jesus.

Jesus tinha muito conteúdo e muitos aprendiam com ele, não precisava gritar, alterar a voz, muito menos a fala. No livro Orchot Chayim, de autoria de Rosh consta a seguinte frase: “Não fique berrando como um animal”. Em uma interpretação simples, há aqui um comando para não gritar ou falar em voz alta, sem controle, como fazem os animais, pois as pessoas se constrangem com gritos. 

Deve-se falar em voz baixa, como apropriada a um ser humano.  Porem, podemos acrescentar aqui outra explicação, a pessoa não deve falar como os animais, sem discernimento e sem pensamento prévio.

Todas as suas palavras devem ser proferidas com ponderação e sabedoria, refletindo os propósitos de seu coração e o caminho espiritual por intermédio do qual ele se aproxima, a cada dia do Espírito Santo de Deus. A fala, que expressa o discernimento, os atos e os pensamentos dos indivíduos é capaz de auxilia-lo a ascender a cumes espirituais elevados e aproxima-lo do nível que a humanidade tinha antes do primeiro pecado.

Veja uma briga começa quando um berra de um lado e o outro para mostrar que é mais que ele berra de outros, assim também começam as disputas, nunca vi uma briga começar entre duas pessoas que falam educadamente.

Com a palavra de Deus tem que ser da mesma maneira, seja um sermão, um estudo, um ensino, uma oportunidade seja o que for. Por isso Paulo assim exortou a Timóteo:  “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar…” II Tm 2.15. A palavra “procura (no original grego, “spoudason”) significa “apressar-se, ser diligente”. Manejar bem significa usar as faculdades racionais, a inteligência, de maneira correta. Não é de qualquer jeito, nem qualquer um.

Por isso muitos deixaram Jesus, pois quem ouvia, não queria se consertar, não queria seguir o modelo Jesus, pois só quem segue são os discípulos, e hoje em dia seguidores temos milhares, mas pagar o preço de um verdadeiro discípulo é duro, por isso aquelas palavras em um dia de doutrina e ensinamento forte e verdadeiro chocou.

E você caro leitor, tem procurado agradar aqueles que o seguem, tens escutados os ensinamentos do seu mestre? Ou tem abandonado porque o seu mestre aquele que te ensina não é igual como você quer?


Pense nisso . . .

Wesley Zayit - Servo do Eterno . . . 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Perfil anonimo nao sera aceito!
Obrigado pela sua colaboração e fica na Paz do Senhor! ConversionConversion EmoticonEmoticon