SHALOM POVO DE DEUS
VAMOS ENTENDER PROVÉRBIOS 20:27
O fôlego do homem terreno é a lâmpada do Eterno, fazendo uma busca cuidadosa em todas as partes mais íntimas do seu ser
27A O fôlego do homem terreno é a lâmpada do Eterno, - O folego
do homem, é o mesmo soprado nele primeiro pelo Criador em Gênesis 2: 7
(neshamah), e depois vivificado e iluminado pelo Espírito Divino,
é a "vela do Senhor", dada ao homem como luz e guia interior.
27B Fazendo uma busca cuidadosa em todas as
partes mais íntimas do seu ser.
Isto é, do coração a parte mais íntima do homem; testando todos os
seus pensamentos (sua mente), sentimentos, desejos, pela lei de Deus, aprovando
alguns, reprovando outros, conforme eles concordam ou não. A palavra
"intimas" é equivalente a "coração" ou
"alma". Tudo interligado.
Analisando e distinguindo o homem dos brutos, neste caso dos
animais, a alma humana é consciente. Podemos considerá-lo como equivalente
ao que nós cristãos chamamos de consciência, com seu caráter duplo de receber
luz e iluminação de Deus e sentar-se como juiz e árbitro de ações. É
chamado "a lâmpada do Senhor", porque esse senso moral é um dom
direto de Deus e permite que um homem veja sua verdadeira condição. Nosso
Senhor (Mateus 6:23) fala da luz que há no homem e dá um aviso
solene contra o perigo de deixar que ela seja obscurecida pela negligência e
pelo pecado; e Paulo (1 Coríntios 2:11)
argumenta: "Quem entre os homens conhece as coisas de um homem, exceto o
espírito do homem, que está nele?" Como diz Eliú (Jó 32: 8), "Há um espírito no homem,
e o sopro do Todo-Poderoso lhes dá entendimento". E Aristóteles fala
da sabedoria prática (φρόνησις) combinada
com a virtude como "o olho da alma ( ὄμμα τῆς ψυχῆς )".
Pesquisando
todas as partes internas do homem são as
próprias profundezas da alma, sondando pensamentos, desejos, afeições, vontades
e aprovando ou reprovando, conforme estão em conformidade ou em oposição à Lei
de Deus. Devemos lembrar que as casas orientais, antes da introdução do
vidro, tinham aberturas muito escassas para admitir luz, e as lâmpadas eram
necessárias se, para qualquer finalidade, o interior tivesse que ser
completamente iluminado.
Portanto, a metáfora usada acima atingiria um oriental com mais força do
que nos parece. Septuaginta, "A respiração (πνοὴ ,
como Provérbios 11:13) do homem é uma luz do Senhor, que vasculha
as câmaras do seu interior mais obscuro." "São Gregório ('Moral.', 12:64):" Devemos
ter em mente que, nos escritos sagrados, com o título de 'ventre,' ou 'útero', a mente é usada para ser entendida. Pois a luz da graça, que vem de
cima, proporciona um 'sopro' para o homem, para a vida, cuja mesma luz é dita
'procurar todas as partes internas do seu interior', na medida em que penetra
todos os segredos do coração, que as coisas que estavam escondidas na alma que
se tocam podem trazer de volta aos seus olhos "
Wesley Zayit - Servo do Eterno
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