Quem deu créditos ao que pregamos?

“Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum”. Isaías 53:1-3


Antes mesmo de explanar esta parte do texto, vamos entrar no detalhe de alguns pontos do capitulo 52, Isaías está falando sobre o Evangelho de Cristo. Desde os últimos três versículos de capítulo 52, aonde o profeta prevê o sofrimento de Cristo, a qual aparência, “estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens” (Isaías 52:14). Este é o retrato de Jesus, batido e crucificado por nossos pecados, e depois levantado desde a morte, “exaltado, e elevado, e mui sublime” (Isaías 52:13). Mas agora, no texto, o profeta lamenta o fato que poucos queriam acreditar nessa mensagem do Evangelho.

Estava também o profeta Isaias prevendo que quanto mais passasse o tempo, menos interessante a palavra ficaria para algumas pessoas? Estava prevendo também que muito mudariam o Evangelho verdadeiro para tentar ganhar vidas? Ou ter credito? Vamos ver!

Vamos mudar o contexto sair das traduções tradicionais e partir para NVI veja:

“Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor? Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.
Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima”. Isaías 53:1-3 NVI

Estes versículos é mais uma exclamação que um questão. Isto não demanda uma resposta negativa, mas é designado simplesmente para chamar atenção ao pequeno número de verdadeiro crentes em mundo…o profeta é representante de seu povo, falando e expressando medo para que poucos acreditarem”

Este versículo mostra que você deve primeiro acreditar a pregação do Evangelho, e depois ser convertido através o poder de Deus em Cristo. Primeiros devemos abrir os olhos para as escrituras. E todavia a pergunta do profeta, mostra que muitos poucos irá acreditar e ser convertidos. Pois ninguém de fato da crédito ao que pregam!

Nestes versículos, Isaías através do Espírito Santo, nos ensina que o Messias seria de certa forma rejeitado por muitos, pois sua vida humilde, montado num burrinho, pobre por assim dizer, seu semblante de um peregrino, bem como sua aparência de um simples homem judeu, e não de um poderoso judeu, faria com que as pessoas olhassem para ele sem fazer muito caso, ou dar crédito à sua mensagem, pois não conseguiriam olhar além deste simples homem judeu, não encontraram nele pela fé a divindade messiânica, e não consideraram o poder do Espírito Santo sobre ele. Pois desde aquela época as pessoas olham para aparências e não para o que o homem tem a oferecer.

Poucos acreditaram e foram convertidos durante ministério terreno de Cristo.

Poucos convertidos e não que acompanharam Jesus, acompanhar tinham um monte, andar por onde ele fazia milagres e sinais tinham um monte, mas convertidos mesmo foram poucos:
Jesus veio ao sepulcro de Lázaro. Este homem tinha sido morto quatro dias. Jesus disse à eles, “Tirai a pedra” (João 11:39). A irmã de Lázaro queria parar Ele, para você ver no credito que davam a Ele. Ela disse, “Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias”. Mas eles obedeceram Jesus e tiraram a pedra que cobriu a entrada de sepulcro. Então Jesus “clamou com grande voz e autoridade: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir” (João 11:43-44).

“Depois os principais dos sacerdotes e os fariseus formaram conselho, e diziam: Que faremos? (O que devemos fazer?) porquanto este homem faz muitos sinais” (João 11:47).

Eles viram quantos milagres Ele fez, e tiveram medo que todas as pessoas comuns iriam seguir Ele ao invés deles.

“Desde aquele dia, pois, consultavam-se para o matarem” (João 11:53).

O sumo sacerdote e os Fariseus começaram a ter reuniões juntos para figurar o melhor método para livrar-se de Jesus, “para matar ele.” O Apóstolo João disse:

“E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele; Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?” (João 12:37-38).

Eles viram Ele milagrosamente alimentar o cinco mil. Eles viram Ele curar leprosos e curar os olhos de cego. Eles viram Ele expulsar demônios, e levantar o paralisado à vigoroso saúde. Eles viram Ele levantar um filho de uma viúva desde morte. Eles não unicamente viram Ele transformar água para vinho, mas também ouviram Ele.

“Ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo” (Mateus 9:35).

Sim, unicamente poucas pessoas acreditaram e foram convertidas durante o ministério terreno de Cristo.

“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”. Isaías 53:4-5

A partir desde momento, Isaías vai nos trazer o que está além de um simples homem judeu, trabalhador, de origem pobre, experimentado nas coisas da vida inclusive homem de dores.
Agora os nossos olhos se abrem para sua obra redentora e messiânica. Dores, pecados, transgressões e iniquidades, castigos, tudo estava sobre ele, ele levou tudo isto na cruz do Calvário.

O povo que estava em trevas agora vê a luz do Salvador, e os que outrora andavam sendo pastores de si mesmos em suas vidas, mas na verdade sem saberem ao certo para onde ir e sem nem mesmo terem cuidados e um norte que direcionasse as suas vidas, agora têm em Jesus este norteamento, esta direção, e todos quantos veem este Messias e seu sofrimento, agora sabem, quando creem, que Ele é o alvo, o Autor e Consumador de nossa fé.

Mas porque as pessoas mesmo acreditando em tudo isso não se convertem de fato ao Evangelho e a Cristo Jesus.

Sua humildade e subordinação à vontade de Deus nos são demonstradas aqui pela comparação de uma ovelha indo ao matadouro, que em silêncio, inda que em angústia e opressão, se doou para que tivéssemos vida.

Para entender o significado deste texto bíblico, devemos começar com o próprio conteúdo e contexto e depois, considerar outras passagens que esclarecem o sentido.

Estes versículos falam do sofrimento de Jesus quando veio ao mundo para nos salvar. Ele foi oprimido, castigado e morto. Este trecho fala principalmente do sacrifício que Jesus fez pelos pecados dos homens: “Quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado...” (53:10); “...o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si” (53:11); “...contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu” (53:12).

As citações deste trecho no Novo Testamento claramente apoiam este entendimento, pois Isaías 52:13-53:12 é frequentemente citado para falar sobre o trabalho redentor de Cristo (confira em Romanos 10:16; 15:21; João 12:38; 1 Pedro 2:22-25; Atos 8:32-33; Lucas 22:37; etc.) Pelas pisaduras de Jesus, fomos sarados – recebemos a solução ao nosso principal problema – o pecado, que traz a morte espiritual, a separação de Deus.

No sentido de que o sofrimento entrou no mundo por causa do pecado (Gênesis 3:17-19), e até a morte física se tornou uma consequência secundária da transgressão do homem (1 Coríntios 15:21-22), Jesus dará uma vitória total sobre a dor desta vida. Mateus 8:16-17 usa as curas físicas realizadas por Jesus como evidências do seu papel como o verdadeiro Messias e Salvador. Jesus curava as enfermidades físicas para mostrar um sinal da sua capacidade de curar a nossa doença espiritual: “Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados – disse ao paralítico: Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa” (Marcos 2:10-11). Seria errado colocar a cura física acima da missão principal de Jesus.

Isaías 53:4-5 não é uma promessa de cura para todas as enfermidades físicas dos fiéis. É muito mais do que isso! É uma promessa da cura do nosso principal problema – o pecado!

Poucos acreditam e são convertidos hoje.

Em nosso próprio tempo nós estamos frequentemente confrontados com a realidade da lamentação de Isaías, nesta triste pergunta:

“Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?” (Isaías 53:1).

Tristemente, nós devemos dizer que poucas pessoas hoje acreditam pregação do Evangelho, e poucos são salvos através do poder de Cristo. Também, o que estamos vendo o que esta acontecendo nos dias de hoje é muito trágico, pessoas distorcem o evangelho, falam qualquer coisas para as ovelhas, dão qualquer alimento espiritual, tem atitudes fazendo com que elas venham a se decepcionarem dentro de suas congregações. Até nossos amados parentes muitas vezes rejeitam a Cristo por exemplos críticos. E a maioria de vocês sabem, que só poucos deles nós trazemos para igreja à escutar pregação, sempre com a intenção de serem convertidos.

Três pontos para finalizar:

Primeiro: aonde a Bíblia diz-nos que a maioria das pessoas iram ser salvas? Não diz isto. Em fato, Jesus disse justamente o oposto. Ele disse:

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” (Mateus 7:13-14).

Poucos há que encontrem! Nós devemos sempre guardar isto em nossa mente quando nossos esforços evangelísticos resultam em poucas conversões, que nós havíamos esperado por muito mais.

Segundo: Nosso motivo por evangelismo não é baseado em quantos irão serem convertidos. Se a reação é grande ou pequena, nossos olhos nunca devem estarem fixados em quantos são convertidos e sim se eles entenderam qual é o caminho. Nosso motivo é baseado em obediência à Deus. Nossos olhos devem sempre estarem dirigidas à Deus, e nossa obediência à Ele, quando nós saímos para evangelismo; e nossos olhos deve sempre estar dirigidas à Deus, e nossa obediência à Ele quando nós pregamos o Evangelho! Cristo disse-nos,

“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15).

Ou seja, mostre o caminho, façam todos que vocês puderem entender, que sem Jesus não a salvação, a conversão quem faz é o Espirito Santo de Deus.

Isto é que Cristo falou-nos para fazer, e nós devemos fazer isto, agora se as pessoas escutam ou não; se eles são convertidos ou não, se elas dão credito ou não e se elas aceitam ou não, não cabe a nós. Nós devemos evangelizar porque Cristo disse-nos para fazer! Nosso sucesso não depende em reação humana! Não! Nosso sucesso depende em sermos obedientes à Cristo. Por isto nós devemos ir a evangelizar se eles acreditam o Evangelho ou não!

Terceiro: Você acredita em Cristo? Você é convertido de fato à Cristo? Você irá vir à Cristo por fé? Mesmo se ninguém mais em sua família e ninguém dos amigos que você tem não são convertidos, você irá procurar Cristo? Você irá vir à Ele?
Lembra do que Cristo disse,

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16:16).

Você irã vir à Jesus, ser convertido, e depois batizado? Ou você irá ser entre a enorme multidão quem rejeita o Salvador, que fala que conhece, mas não vive a vida dos “crentes”.

“Mas quem não crer será condenado” (Marcos 16:16).

Isto é minha oração que você irá não ser entre a multidão quem vai perecer na condenação, mas que você irá unir com nós como irmãos. Sai fora de mundo! Vem para Jesus por fé! Vem para esta igreja de Cristo. E seja salvo por todo tempo e por toda eternidade através de Sangue de Jesus e justiça.

“Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?” (Isaías 53:1).

Tomara que você seja uma das pessoas que acredita e é convertido! Tomara que você seja um dos poucos que acredita o Evangelho quando é pregado. Tomara que você diga, “Sim, Jesus morreu para pagar por meus pecados. Sim, Ele levantou desde a morte. Sim, eu venho à Ele por fé.” Tomara que você seja um dos poucos à quem os braços do Senhor é revelado, conforme sua experiência de salvação acreditando Jesus, “O Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29).

Tomara que você seja um dos que vem à Jesus, e é lavado limpo de seus pecados através de Sangue precioso Dele. Tomara Deus conceda-lhe graça para acreditar nosso Senhor e experimentar a salvação desde pecado através de Senhor Jesus Cristo! Amém!

Wesley Oliveira - Servo do Eterno




Bibliography: Text diverse of authors: Dr. Kreighton L. Chan, Mr. Benjamin Kincaid Griffith, Dr. R. L. Hymers, Dennis Allan, Roberson Vinhali
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Perfil anonimo nao sera aceito!
Obrigado pela sua colaboração e fica na Paz do Senhor! ConversionConversion EmoticonEmoticon