2 LOBOS - 2 ESSENCIAS



Um velho avô disse ao neto, que veio a ele com raiva de um amigo que lhe havia feito uma injustiça:

- Deixe-me contar uma história. Eu mesmo, algumas vezes, senti grande ódio por aqueles que aprontraram tanto comigo, sem qualquer arrependimento. Todavia, o ódio corrói você, mas não fere seu inimigo. É o mesmo que tomar veneno, desejando que seu inimigo morra. Lutei muitas vezes contra estes sentimentos.

O avô continuou:

- É como se existissem dois lobos dentro de mim. Um deles é bom e não magoa. Ele vive em harmonia com todos ao seu redor e não se ofende quando não se teve intenção de ofender. Ele só lutará quando for certo fazer isto, e da maneira correta.

Mas o outro lobo, ah! Este é cheio de raiva. Mesmo as pequeninas coisas o lançam num ataque de ira! Ele briga com todos, o tempo todo, sem qualquer motivo. Ele não pode pensar, porque sua raiva e seu ódio são muito grandes. É uma raiva inútil, pois ela não irá mudar coisa alguma.

E concluiu:

- Algumas vezes é difícil conviver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar meu espírito.

O garoto olhou intensamente nos olhos do avô e perguntou:

- Qual deles vence, vovô?

O avô sorriu e respondeu baixinho:

- Aquele que eu alimento mais!

Existe dentro de nós duas essências que também são 2 inclinações, a exemplos dos lobos, mas elas tem nome Yetzer Hara e Yetzer Tov.

Yetzer Hara: Má inclinação, tudo aquilo que existem dentro de cada ser, que puxa pra o lado ruim, nos velhos desenhos, o diabinho que vivia no ouvido pedindo para fazer aquilo que é errado. Em comparação com um lobo, tudo aquilo que deixa o homem mais parecido com um animal, violento e irracional.

Yetzer Tov: Boa inclinação, aquilo que te faz ficar perto de Deus, aquilo que te faz chegar mais próximo da vontade de Deus, o que faz nós parecermos com Jesus, serenos e mansos, tudo o que faz nós sermos os bons homens, muitos dizem que é a nossa própria consciência.

E dentro do homem é exatamente o que o vô disse ao seu neto, o que vence dentro de ti é aquele que você alimenta mais, eles não tem vida própria e nem pode dominar o homem, mas sim suas escolhas alimentam ela.

Pense nisso.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Perfil anonimo nao sera aceito!
Obrigado pela sua colaboração e fica na Paz do Senhor! ConversionConversion EmoticonEmoticon