5 sinais de um narcisista Espiritual


"Amados, não creiais a todo espírito, mas provai os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo." - 1 João 4: 1

É triste dizer, mas nem todo mundo que diz ser “cristão” é realmente um seguidor de Cristo. Muitos estão simplesmente buscando suas próprias agendas, seja dinheiro, fama ou influência política. Esses falsos discípulos vêm em muitas formas e formas, mas talvez nenhuma seja mais perigosa que o Narcisista Espiritual. Um narcisista espiritual é alguém que usa o Evangelho a construir-se enquanto rasgam os outros para baixo. Se não for controlada, suas ações podem causar danos devastadores em ambos os cristãos e não-cristãos, principalmente aos novos convertidos.

Abaixo estão cinco sinais de alerta que você pode estar lidando com um narcisista Espiritual,

1.) Eles constantemente Referência suas próprias realizações

O Narcisista Espiritual ama a auto-promover. Para eles, a cada conversa é uma oportunidade de compartilhar o quão superiores são para o crente médio. Eles normalmente  falara ao seu respeito, listando as suas próprias realizações.

Você vai ouvi-los falar incessantemente sobre seu próximo livro, o seu mais recente post de blog, série de sermões, missões de trabalho, DVD, ou que o tempo que levou alguém a Cristo.

A Escritura nos diz não buscar a nossa própria glória e para deixar o nosso trabalho ficar por conta própria (Provérbios 27: 2 - Que um outro te louve, e não a tua própria boca; o estranho, e não os teus lábios), mas o Narcisista Espiritual irá exibir qualquer coisa que eles acreditam que pode trazê-los de louvor.

A melhor maneira para os cristãos para contrariar esta exposição é seguir o exemplo de Miquéias 6: 8, viver com justiça, misericórdia, e andes humildemente com o Senhor vosso Deus.

2.) Eles invadem as conversas

O Narcisista Espiritual anseia por controle, e sua mais alta autoridade é sempre a sua própria auto referência. Como resultado, não é incomum para eles invadirem as conversas pessoais ou privadas dos outros. Eles muitas vezes vão fazer isso sob o pretexto de "ajudar" ou "corrigir" irmãos cristãos, mas eles não têm interesse real em diálogo bi direcional.

Você vai notar que eles também têm uma maneira de injetar suas próprias opiniões em situações, e são a primeira voz as suas queixas sobre os recentes acontecimentos na Igreja. A Bíblia adverte que essas pessoas criam divisão entre os crentes e servir apenas os seus próprios apetites (Romanos 16: 17-18 E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples. Salmos 36: 1-4 - A transgressão do ímpio diz no íntimo do meu coração: Não há temor de Deus perante os seus olhos.
Porque em seus olhos se lisonjeia, até que a sua iniquidade se descubra ser detestável.
As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de entender e de fazer o bem.
Projeta a malícia na sua cama; põe-se no caminho que não é bom; não aborrece o mal.).

Não há nenhuma boa maneira de falar com os narcisistas espirituais (Provérbios 26: 4-5), a melhor resposta cristãos podem fazer é estar sua terra e se recusam a ser intimidado.

3.) Eles torcem as Escrituras

Susan B. Anthony disse certa vez: "Eu desconfio aqueles povos que sabem tão bem o que Deus quer que eles façam, porque eu observo e coincide sempre com seus próprios desejos". Da mesma forma, um narcisista Espiritual usa escritura como um instrumento para a sua finalidade, em vez de Deus.

Eles se aproximam a Bíblia com a mente fechada, memorizar apenas um punhado de versos úteis que irão justificar seu comportamento. Qualquer outra coisa, particularmente escritura que está em conflito com as suas ações, fica ignorado. Como os homens de Judas 1: 4, eles devem não ser confiável.

A melhor defesa contra os cristãos têm esse tipo de teologia defeituosa é simplesmente ler a Bíblia. O mais familiar nos tornamos com o trabalho de Deus, mais nos tornamos familiarizados com Deus.

4.) eles professam amor, mas nunca se mostram amorosos

Talvez a maneira mais fácil de identificar um narcisista espiritual é para ver se as suas obras com suas palavras. Muitos vão alegar que eles não têm nada além de amor e compaixão em seus corações para aqueles que repreendem, mas suas ações provam o contrário.

Mateus 7 nos ensina que podemos julgar um profeta pelo fruto do seu trabalho, "Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má não pode dar bons frutos." Então, que tipo de colheita que eles trazem para a mesa de Deus? Divisão? Desdém? Crueldade?

O amor é mais do que palavras, o amor é ação. Isso é o que separa o verdadeiro cristão do Narcisista Espiritual.

5.) falam, mas eles não escutam

Escutar pode ser uma ferramenta poderosa para os cristãos. Ouvir constrói confiança, cria empatia, e fomenta a compreensão entre os indivíduos. Tiago 1:19 exorta ainda os crentes a ser pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. O Narcisista Espiritual, pelo contrário, é rápido para falar e rápido para se ofender, e incapaz de ouvir.

Eles gostam de estar o mais alto tom na sala, e a ideia de deixar outra pessoa aparecer, é inexistente.

Um verdadeiro cristão ouve os outros, mesmo quando eles podem não concordar com eles. Escuta requer que ser altruísta, que é a única coisa que um narcisista espiritual nunca pode ser.

Pense nisso. . .

Wesley Zayit - Servo do Eterno

                 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comments :

Clique aqui Comentarios
Anônimo
admin
17 de julho de 2016 às 21:31 ×

Belo artigo, me ajudou bastante :D

Parabéns mano Anônimo ...! hehehehe...
Reply
avatar

Perfil anonimo nao sera aceito!
Obrigado pela sua colaboração e fica na Paz do Senhor! ConversionConversion EmoticonEmoticon