Crente Águia pregação e texto - Wesley Zayit


Shalom abaixo o link, o video, e o texto sobre as lições da aguia.

Link: Crente Águia Pregação - Wesley Zayit

Abaixo o Video da pregação


Texto sobre: A LIÇÃO DA ÁGUIA

Olá queridos amigos leitores. A Bíblia muitas vezes para nos falar numa linguagem mais inteligível à nossa limitada razão, se utiliza de certos artifícios literários, por exemplo, para nos ajudar a compreender um pouco Deus, algumas vezes ela o descreve com características humanas. Diz que Ele tem coração, mãos, braços… a isso, os estudiosos chamam de antropomorfismo, ou seja, atribuir características humanas a Deus.

“E algumas vezes também, neste mesmo intuito, a Bíblia se utiliza de zoomorfismo, ou seja, atribui característica de animais a Deus, por exemplo: “Leão de Judá”, “ Benjamim é lobo”, “as minhas ovelhas ouvem a minha voz”, para indicar a força de Deus. Jesus, uma vez, no Evangelho comparou seu amor a Jerusalém com uma galinha que quer reunir seus pintainhos sob as asas… (cf. Lc. 13, 34).

Mas uma comparação que talvez seja a mais linda é quando a Bíblia compara Deus à Águia! Leia só: “Vistes o que fiz aos egípcios e como vos levei sob asas de águia e vos trouxe a mim” (Ex. 19, 4). E esta outra: “Se estiveres abatido, Deus te levantará, e novamente voarás como a águia.” (Dt. 32, 11). “ Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as suas asas, e, tomando-os, os leva sobre elas…” (Dt. 32,11).
Perceba, caro leitor, que a Bíblia nao só compara Deus à Águia, como também o ser humano, pois afinal de contas, somos filhos de Deus, criados à sua imagem e semelhança, “filho de peixe, peixinho é”. Então há algumas coisas sobre a Águia que você precisa saber para melhor compreender o que a Bíblia está querendo dizer a você.
A águia é uma ave que chega a viver até 70 anos, mas para chegar a essa idade, ela tem de tomar uma séria e difícil decisão por volta dos 40 anos. Nessa idade, ela estará com as unhas compridas e flexíveis, não conseguindo mais caçar suas presas para se alimentar; seu bico alongado e pontiagudo já está curvo; não emitira o mesmo som, suas asas estão apontando contra o peito, uma tarefa difícil e ela tem que passar por uma decisão, viver ou morrer!
1 - Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em um ninho próximo a um paredão, onde ela não necessite voar. Somente depois de 5 meses ele sai para o seu famoso voo da renovação. Poderá então, viver mais 30 anos.
Aprenda: Quer um novo recomeço, quer um processo com Deus então se isole. Se isole do mundo, se isole das pessoas que não somam nada, se isole das redes sociais, se isole de festas que não te levam a nada. Se isole, pois ninguém tem que ver o seu sofrimento.
2 - Há uma época na vida da águia em que o seu bico perde a serventia, fica muito curvo, perde o corte, perde a ponta e envelhece de forma que ela não consegue mais pescar bem ou emitir os mesmos sons imponentes, sabe o que ela faz? Ela vai até uma grande pedra e bate com o seu bico velho na pedra até que ele se quebre, se despedace inteiro e caia e dê lugar a um bico novo.

Entenda: Nossa tendência é manter o mesmo "bico velho", não queremos mudar nosso discurso, não queremos evoluir nossas ideias, mudar nossos pensamentos não queremos espelhar um novo sorriso ou emitir sons mais belos. Usamos as mesmas frases feitas, as mesmas palavras amargas, ou dizemos "nasci assim, cresci assim, vou morrer assim,  já estou muito velho para mudar" ou "eu sou assim mesmo e pronto" ... Muitas vezes estamos precisando de um bico novo! Para viver uma nova realidade de vida. Deus esta preparando novo falar, Deus esta preparando novos discursos para você.

3 - A águia é bonita, atrativa, perspicaz. Mas não é simplesmente pela sua beleza natural. É porque ela tem a capacidade de se auto avaliar e se reciclar constantemente. Chega um certo tempo de sua vida em que as penas da águia envelhecem e já não voam tão bem, não tem a mesma velocidade, e nem são mais tão bonitas quanto antes. Então após o seu bico crescer novamente ela arranca uma por uma ate as novas crescerem. Para poder alcançar a mesma velocidade de 300 km.
LIÇÃO: Muitas vezes nós estamos cheios de "penas velhas" e não temos “a mesma velocidade”, então existem penas que precisam ser arrancadas de nossa vida para darem lugar a uma nova beleza, para melhorar nossa performance, para sermos melhores pessoas, e nem sempre temos esta capacidade de nos auto avaliar e reconhecer aquilo que precisa ser mudado.

4 – O processo da águia esta quase para terminar, mas ela ainda esta com suas garras grandes e flexíveis, não terá a mesma pegada, de que adiante ter um bico forte uma boa asa se não ter um bote forte. Então ela começa arrancar uma por uma, para ter o mesmo desempenho, a mesma força e o mesmo bote.

Vejamos: Tem gente aqui que não esta tendo o mesmo desempenho, não esta tendo o mesmo bote, tem pessoas aqui que perderam a moral. Mas espera e confia que o Senhor vai renovar as suas forças o Senhor vai te renovar. Você terá a mesma garra que antes.

5 - A águia é uma das poucas aves, se não a única que não anda em bandos, ela voa solitária e não acompanha bandos por isto é capaz de estar sempre subindo mais.

Analise: Não que sejamos uma ilha no oceano, alheios e alienados do mundo das pessoas, mas às vezes precisamos ser solitários em nossos conceitos e pensamentos para não seguir apenas por seguir a multidão, o que a massa pensa. Precisamos ter identidade própria, ideias próprias para estar sempre subindo, mesmo sabendo que precisamos uns dos outros para viver.

6 - Quando uma águia sente que o vento está muito forte ela dobra os joelhos e suas asas e não tenta lutar contra o vento, ela deixa o vento lhe levar com a ajuda do vento ela consegue voar melhor, e a águia não voa contra o vento.

Lição: A maior demonstração de humildade de um indivíduo é quando ele se ajoelha. Às vezes é preciso ser humilde para reconhecer que precisamos "deixar o vento levar", parar de lutar contra o vento, que é mais fácil lutar a favor. Ser humilde não para concordar com tudo, mas para saber quando estamos precisando da ajuda "dos ventos", das situações. Ou apenas ter paciência de esperar passar a tempestade. E existe vento que é o próprio Deus que coloca na vida do crente, pra saber se ele vai se dobrar ou vai bater de frente.
7 – Quando o vento de torna uma tempestade? Quando as tempestades da vida Surgem escuras à minha frente, Me recordo de maravilhosas palavras Que uma vez eu li. E digo a mim mesmo: Quando pairarem nuvens ameaçadoras.
Somente em caso de tempestade: Não dobre suas asas e não fuja para o abrigo. Mas, faça como a águia, Abra largamente as suas asas e decole para bem alto, acima dos problemas que a vida traz. Pois a águia sabe que quanto mais alto voar, mais tranquilos e mais brilhantes tornam-se os céus. E não há nada na vida que Deus nos peça para carregar que nós não possamos levar planando com as asas da oração. E ao olhar para trás Verá que a tempestade passou, você encontrará novas forças e ganhará coragem também.
Nessa luta terrível contra as tempestades elas perdem algumas penas, podem se ferir, mas não temem e seguem em frente. Depois, enquanto todo mundo fica às escuras embaixo, elas voam vitoriosas e em paz, lá em cima, sob um sol a brilhar.
Todos os dias temos desafios a enfrentar, mas lembre-se: descanse no Senhor, suba às alturas com Ele, e não tenha medo da tempestade, do isolamento e da crítica. Passe tempo com Ele e depois parta para a luta, sabendo que além daquela tormenta brilha o sol.
8 - Águia em seu próprio nome tem o anagrama de ser águia. Basta ser águia ou harpia e será certeira, reta e grandiosa em tudo: poderá ser maior, voar mais alto e viver mais do que qualquer outra ave e ter características singulares de visão panorâmica penetrante e profunda que não se fere com os raios do sol. Ela também possui 3 fêveras que permitem que ela enxergue o que está em cima, em frente e em baixo ao mesmo tempo. A águia tem a capacidade de ver a 360º, ela tem uma visão panorâmica, enquanto que o homem só pode visualizar em 180º.
9 - As águias voam como projéteis velocíssimos e em linha reta, nunca em círculos, nem em movimentos sinuosos. Ela é determinada e certeira. Você é determinado naquilo que busca? Na sua luta pela santidade? Ou vôa em circulos e não sai do lugar?
10 - A águia voa alto! É a rainha das alturas. Você foi feito para voar alto, muito alto, e não pode se contentar com voos rasteiros, se contentar com o ponto onde já chegou! Nunca um voo da Águia é mais baixo que o anterior, ela nunca se contenta com a altura que atingiu, assim, o segundo voo é mais alto que o primeiro, o terceiro, mais alto que o segundo. E você meu amigo? Como anda sua capacidade de voar?
11 - A águia é uma mãe exemplar, faz seus ninhos nas alturas do penhasco para que nenhum predador devore seus filhotes, e traz comida no tempo ideal e no bico, e ai se algum predador se aproximar de seus filhotes, coitado! Deus é assim com você, te ama tanto, que ai se o “encardido” quiser relar o dedo em você, coitado dele!

12 - A águia faz o seu ninho com espinhos, mas forra-o com algo macio para não incomodar os filhotes. Porém, um dia chega um momento muito difícil para ela que é mãe, fazer com que seus filhos entendam que têm de voar também, e que não podem ficar dependentes dela o resto da vida, pois ela não é eterna. Então, sem hesitar, ela tira todo o forro do ninho para que os espinhos incomodem os filhotes. Os filhotes ainda não sabem que têm asas, eles precisam “se tocar”, mas mesmo incomodados, quando olham para o abismo que está embaixo, não pulam! Preferem os espinhos!
Que coisa interessante, a capacidade de voar nasce justamente com o medo de voar! Um dia você teve de sair do aconchegante ninho de sua casa para ir para sua escola, e de lá não parou mais de ser tocado dos lugares onde estavas tão acostumado, dentro dos esquemas! Deus faz assim com você quando permite que alguma coisa saia dos conformes, que um ente querido se vá, que alguém te frustre, que mudes de emprego… Medo? Faz parte!
13 - E então chega o momento mais difícil para a mamãe águia, ela pega o filhote com o bico e joga-o para baixo para que ele voe! O filhote poderia pensar: Mas que mãe cruel eu tenho! Mas não se assuste caro leitor, quando a águia percebe que seu filhote não vai conseguir voar mesmo, numa velocidade extraordinária ela voa como um projétil, toma-o sob as asas e devolve- o à segurança do ninho! É… Deus fez isso com você um montão de vezes, e você pensando que Ele estava sendo cruel não é? Deus nunca nos dá uma cruz que não possamos carregar, as cruzes pesadíssimas, geralmente somos nós que as inventamos! Mas não se preocupe se diante de um grande problema Ele perceber que você não terá forças, Ele, num voo rasante te pegará em suas asas e te levará para a segurança de seu ninho e te dará aulas de voo novamente, sem nunca desistir! “Vos levei sob asas de águia e vos trouxe a mim” (Ex. 19, 4).
14 - Ela consegue alcançar alturas de mais de 3.000 metros. A águia-real é conhecida por mergulhar para capturar a presa a velocidades calculadas entre 240 e 320 metros, ela tem sempre um objetivo de voo e para ele vai sempre em linha reta em direção ao seu alvo. Uma águia pode transportar até 30 kg em voo. Ela suporta um peso de até 8 vezes o dela É uma das maiores águias na África e também uma das aves mais ferozes do mundo. 
“Se alguém está com Cristo é uma nova criatura; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.”  II Cor 5:17

As águias também morrem, mas ninguém acha um cadáver de águia. Sabe por quê? Porque quando elas sentem que chegou a hora de partir, procuram o pico mais alto, tiram as últimas forças de seu cansado corpo e voam aos picos inatingíveis e aí esperam resignadamente o momento final. Até para morrer elas são extraordinárias.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Perfil anonimo nao sera aceito!
Obrigado pela sua colaboração e fica na Paz do Senhor! ConversionConversion EmoticonEmoticon