Temos que passar por Adulão . . .

Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás. Jo 13:7 

Muitas vezes Deus começa a trabalhar em nossas vidas e nós, sem entender o trabalhar ou ate mesmo não aceitar o modo que Deus começa a operar em nossas vidas tentamos intervir, ou ate mesmo mudar o trabalhar. Quando nós colocamos as nossas mãos naquilo que Deus fala que vai mudar, vai mexer, vai transformar nós estragamos, e Deus tira a mãos dEle.

Pois quando lemos o verso de 7 do capitulo 13 de João vemos como é e sempre sera o trabalhar de Deus em nossas vidas. Nós não entendemos, nós não saberemos, nós não compreenderemos, mas teremos que esperar e confiar no Senhor.

Aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre. Salmo 125:1

Onde esta sua confiança? Nos homens? Onde esta a sua confiança? Em igrejas? Onde esta sua confiança? Em ministérios? Ou sua confiança esta no Senhor???

Hoje em dia o que mais temos são pessoas decepcionadas, pessoas se afastando da casa de Deus por causa de homens, vidas e famílias sendo destruídas por causa do homem, da sua ganancia, da sua imoralidade, da sua perversidade e principalmente por causa do seu egoísmo.

Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Salmo 20:7

Eu mesmo que vos escrevo, por confiar em homens me decepcionei muito nesta vida, desta maneira entendo que não devo depositar minhas forças, meus esforços, minha dedicação para homem nenhum, mas sim para Deus, tudo tem que ser para Ele.

Deus quando muda seus caminhos, pode te levar em lugares que para homens pode parecer o fim, mas para Deus é apenas um novo começo, uma nova caminhada, uma nova historia. O homem tem um mal costume de julgar, o homem tem um péssimo costume de fazer acepção, o homem faz separação. Mas Deus não faz, Deus não age da mesma maneira dos homens, Ele escolhe aqueles que os homens rejeita, ele escolhe aqueles que o homem renega, aqueles que os homens perseguem e Deus sempre te surpreenderas, Deus sempre te levara por caminhos que são estranhos aos olhos do homem, mas são caminhos de vitória, são caminhos de transformação. Agora preste muito atenção:

"Então, Davi se retirou dali e se escapou para a Caverna de Adulão..."I Sm 22: 1

Oficialmente, Saul reinava em Israel, era o rei, escolhido pelo povo, nem sempre o que o povo escolhe, é o que Deus quer. Sem o conhecimento de Saul, o profeta Samuel, ungiu Davi como rei. Um rei, escolhido por Deus. Saul em declínio por desobedecer a Deus. Davi, em ascenção, por sua obediência: Querido por todos adquirindo fama e confiança, principalmente, após derrotar o gigante Golias. As mulheres, em Israel, cantavam, sem segredos: "Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares" I Sm 18:7. 

Movido por ciúmes e inveja, Saul começa a perseguir Davi para matá-lo. Temeroso, o matador de gigantes, se refugia em Adulão.

Quantas vezes somos, assim matamos gigantes que não são nosso e ainda somos perseguidos por quem ajudamos?

A Caverna de Adulão, se situa no Vale de Elah ou Vale do Carvalho (I Sm 17:2). É um complexo de corredores muito extenso, ainda não explorado totalmente pela arqueologia. Adulão, significa: "Justiça do povo".

Ao chegar na caverna, Davi, atrai familiares e mais 400 homens "que se achavam em aperto, endividados, e de espírito desgostoso" (v2). O homem que procurava refúgio, agora, se fortalecia e fortalecia a muitos. Adulão, portanto é lugar de refúgio e fortaleza. 

Então muitas vezes Deus te colocou em um lugar, onde para todos você parece morto... 

Mas Deus esta te fortalecendo, Deus esta te forjando, te preparando, te moldando.

Os 400 homens, que se juntaram ali, estavam insatisfeitos com o governo de Saul. 
Procuravam mudanças. Encontraram um líder, segundo o coração de Deus, capaz de lhes mostrar soluções, dar orientações, ensina-los. Na caverna, súditos e rei, enfrentavam problemas. Um líder, se identificando com o povo. Adulão é lugar de igualdade. La era o lugar onde todas as diferenças iriam acabar, todas as disputas iriam acabar, não tinha maior, não tinha melhor, la eram todos iguais.

Certamente, na caverna, os "perseguidos", puderam ouvir Salmos de louvor. Orações de dia e de madrugada. Ações de graça ao Senhor. Nesse ambiente, passaram a intensificar a fé, se aprofundar na busca. Adulão é lugar de transformação, é lugar de renovo, de renovo e novo tempo.

Um exército de "derrotados", ouvindo de seu líder, estratégias de "como vencer gigantes". Aprendendo a diminuir, para que Deus se tornasse grande. Confrontados, a batalhar em Queila, disseram: "Estamos com medo". Deus lhes disse: Levanta-te, desce a Queila, porque te dou os filisteus na tua mão" I Sm 23:4. Adulão é lugar de recompensa, de reconhecimento.

Chegada a hora, de deixar a caverna. O profeta Gade, lhes falou: "Não fiques, naquele lugar forte; vai e entra na terra de Judá" I Sm 22: 4. Adulão é lugar de passagem. Passaremos por "Adulão", talvez poucas ou muitas vezes, contudo, chegará o dia de "entrar em Judá". Foi no auge da perseguição de Saul, que Davi narrou o Salmo 18 e no verso 19, lê-se: "Trouxe-me para um lugar espaçoso, livrou-me, porque tinha prazer em mim". Saindo da opressão, para a vitória. Adulão por mais que seja “bom” é apenas de passagem.

Davi, escolheu se refugiar a confrontar. Tem situações em nossas vidas, que precisamos recuar. "Entrar em Adulão" para que Deus cumpra a sua justiça. Ela não deve vir de nossas mãos. "Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus" Tg 1:20. Lugar de justiça. Enquanto houver sentimento de vingança Deus não se manifesta.

Em adulão, houve cura, milagre. Que essa lição, esteja gravada em nosso coração, e possamos, sempre que necessário, "passar por Adulão". Cristo é como Davi, na caverna. A ele, se juntou sedentos por transformação, foram recebidos, sem criticas, mas, com alegria no coração. Cristo nos diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei" Mt 11:28. Se refugie em Adulão.


Deus vai transformar sua vida completamente, apenas espere, pois ele esta te forjando e te fortalecendo. 

Wesley Zayit - Servo do Eterno
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Perfil anonimo nao sera aceito!
Obrigado pela sua colaboração e fica na Paz do Senhor! ConversionConversion EmoticonEmoticon