Pular para o conteúdo principal

O PROBLEMA DA AUTO-SUFICIÊNCIA



“Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de Mim compres ouro” (Ap 3:17 e 18).


A autossuficiência espiritual é extremamente perigosa. Pessoas autossuficientes acham que têm tudo sob controle. Elas não têm consciência de nenhum problema. Acham que tudo está bem, quando não é bem assim. Esse é o problema de Laodicéia.


Em Apocalipse 3 podemos ver que Jesus foi um pouco mais fundo em Seu diagnóstico. “Estou rico… e não preciso de coisa alguma.” É assim que os laodiceanos se sentem. Evidentemente, os cristãos da cidade faziam parte da prosperidade geral. Eles não eram discriminados, nem sofriam perseguição. Isso era muito bom. Mas os laodiceanos não sentiam entusiasmo com o evangelho. Ele não os emocionava. As boas-novas sobre Jesus Cristo já haviam caído de moda. O materialismo entorpeceu seus sentidos espirituais. A correria da vida diária acabou por neutralizar seus valores espirituais.


À primeira vista, o sentir-se confortável não parece ser uma coisa ruim e, certamente, não é algo perigoso. O que há de errado com suprir as necessidades? O que há de errado com estar bem financeiramente? O que há de errado com estar feliz com o que se tem? A resposta é: nada – exceto quando você é pobre, cego e nu e não sabe! O problema começa quando você está faminto interiormente, mas acha que está bem alimentado; quando você está cego interiormente, mas acha que pode ver.


Cristo convida para “ungires os olhos [com colírio], a fim de que vejas” (verso 18). No Novo Testamento, é o Espírito Santo quem abre nossos olhos, quem ilumina nossa mente. É o Espírito Santo quem nos ajuda a entender e a convencer-nos da verdade.


É fácil desenvolver pontos cegos quanto aos nossos defeitos de caráter. O Espírito Santo é quem pode ajudar-nos a ver o que realmente existe no profundo do nosso coração. Por que não pedir ao Espírito para guiá-lo em toda a verdade (João 16:13)? A verdade sobre sua atitude, a verdade sobre seus pecados ocultos em seu próprio coração, a verdade sobre hábitos escravizantes – por que não pedir ao Espírito Santo que lhe revele tudo isso e o liberte hoje mesmo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHECE DEUS?

Do Conhecimento ao Amor: Explorando Nosso Relacionamento com Deus Entendemos a extrema importância de conhecer a Deus?  Podemos cultivar amor por alguém que não conhecemos bem?  Existe alguma graça que não seja alimentada pelo conhecimento? Voce é intimo de quem voce nao conhece? Com lisonjas ele corromperá os que violam a aliança, mas o povo que conhece o seu Deus resistirá firmemente a ele.  — Daniel 11:32 Conhecer a Deus é a forma mais elevada e preciosa de conhecimento para um crente.  Essa compreensão espiritual se torna uma fonte de força.  As escrituras freqüentemente se referem aos crentes como iluminados e ensinados pelo Senhor.  Diz-se que eles possuem uma unção do Santo.  A tarefa do Espírito é conduzi-los a toda a verdade, nutrir e fortalecer sua fé. O conhecimento fortalece ainda mais o amor.  Ele abre a porta para ver nosso Salvador.  De certo modo, nosso conhecimento pinta para nós um retrato de Jesus, e quando vemos esse retra...

COROA DA VIDA - POR ZAYIT

Shalom! Shalom povo escolhido do Eterno!  Bem-aventurado aquele que persevera na provação, porque, tendo resistido à prova, receberá a coroa da vida que o Senhor prometeu aos que o amam. — Tiago 1:12 NVI Nos versículos 2-4 do primeiro capítulo de Tiago, somos informados de que o teste de nossa fé é motivo de alegria porque pode levar à nossa maturidade e plenitude na fé. Nosso versículo de hoje, por outro lado, nos diz que o teste de nossa fé pode levar a uma recompensa? a "coroa da vida". O teste de nossa fé é um aspecto inevitável da vida na era atual. Os tempos em que vivemos são cheios de pecado e maldade e nossa fé em Deus é testada como resultado. Ninguém gosta de testes, mas o argumento de Tiago no capítulo 1 é que devemos gostar mais deles do que gostamos por causa do grande bem que pode advir deles. Primeiro, podemos nos tornar pessoas de fé completas, maduras e pacientes, e segundo, podemos receber a coroa da vida. Para receber essas du...

LIVE PR WESLEY - PROGRAMA MARANATA