PROVAÇÕES


Provações são:

Situação muito difícil ou excesso de sofrimento que testa a capacidade de superação de um indivíduo, seja intelectual, física ou moral, sua fé religiosa, seus preceitos morais, suas convicções: cada um tem a provação que é capaz de superar.

Bom amigos, irmãos e caros leitores, quem não esta passando por uma situação difícil em alguma área de nossas vidas, muitos de vocês estão passando por todas as áreas, parece ate que Deus esqueceu de você, não é?

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, você sabe que, quando sua fé é testada, você aprende a ser paciente no sofrimento. Se você deixar essa paciência trabalhar em você, o resultado final será bom. Você será maduro e completo (integro). Você será tudo o que Deus quer que você seja.

- Tiago 1: 2-4.

Provações, problemas e tribulações surgem em nosso caminho, a todo momento e em todo tempo de nossas vidas. Dizemos: "Isso é apenas parte da vida" e, em seguida, acrescentamos: "Mas isso não significa que eu precise gostar". Essa atitude típica é apenas parte de nossa herança cultural (infelizmente); é algo que captamos sem nem pensar nem questionar, ou por um mal costume, reclamamos e murmuramos a todo tempo.

Ao mesmo tempo em que reclamamos de nossas circunstâncias em nossas vidas, porém, desconfiamos de confiar plenamente em alguém que nunca foi testado na vida ou que nunca teve nenhum problema real que precisou superar, pois aos nossos olhos nos tempos de hoje é impossível. Não sabemos o que esperar dessa pessoa. Não sabemos se eles cederão sob pressão de circunstâncias adversas ou não, se realmente aguentarão.

Portanto, temos um conflito em nossas atitudes. Não gostamos de problemas, mas não confiamos em pessoas que nunca tiveram problemas. O conselho de Tiago sobre esses assuntos é mais consistente. Deveríamos ser felizes em circunstâncias adversas, devido aos efeitos positivos que eles podem ter sobre nós como pessoas, principalmente como homens e mulheres de Deus. Os cristãos cuja fé é testada em tempos difíceis podem aprender a lidar com eles; eles podem aprender a ser pacientes no sofrimento, aprender a confiar em Deus.

Não gostamos quando alguém o perde sob a dor da adversidade; não gostamos quando uma pessoa de fé fica vacilante quando as fichas caem. Qual a solução? É para deixar a paciência fazer seu trabalho, ou seja, perseverança. Deus, obviamente, está mais interessado no que nos tornamos como pessoas do que nos fazer navegar pela vida sem problemas. Deus quer pessoas maduras e completas que possam ser pacientes durante os tempos difíceis de tribulações e mais que sejamos bons testemunhos. No mundo pecaminoso e destruído do qual fazemos parte, problemas são algo que Ele pode usar para desenvolver a paciência.

Quando enfrentar os problemas que inevitavelmente enfrentará na vida, lembre-se do conselho de Tiago. Lembre-se de que, no meio da dor e do sofrimento, algo de bom pode acontecer, se você deixar a paciência fazer seu trabalho.

Jó 10: 2   Direi a Deus: Não me condenes; faze-me saber por que contendes comigo.

Talvez, ó alma provada, o Senhor esteja fazendo isso para desenvolver tuas graças, e saiba que ele vai fazer você entender porque está passando por este processo. Existem algumas das tuas graças que nunca seriam descobertas se não fossem as tuas provações. Não sabes que a tua fé nunca parece tão grandiosa no verão como no inverno?

Muitas vezes, o amor é como um verme que brilha, mostrando pouca luz, exceto no meio da escuridão circundante. A própria esperança é como uma estrela - não pode ser vista sob o sol da prosperidade e apenas para ser descoberta na noite da adversidade. 

As aflições costumam ser as folhas negras nas quais Deus põe as joias da graça de seus filhos, para fazê-los brilhar melhor. Foi há pouco tempo que, de joelhos, você estava dizendo: "Senhor, temo não ter fé; deixe-me saber que tenho fé". Não era isso realmente, embora talvez inconscientemente, orando por provações? - pois como você pode saber que tem fé até que sua fé seja exercida? 

Depende disso, Deus costuma nos enviar provações para que nossas graças sejam descobertas e para que possamos ser certificados de sua existência. Além disso, não é apenas uma descoberta, o crescimento real na graça é o resultado de provações santificadas. Deus frequentemente tira nosso conforto e privilégios para nos tornar melhores cristãos, e vermos a sua gloria.

Ele treina seus soldados, não em tendas de tranquilidade e luxo, mas os expulsa e os usa para marchas forçadas e serviço duro em meio ao deserto escaldante. Ele os faz atravessar riachos, nadar pelos rios, escalar montanhas e andar muitos quilômetros por muito tempo com pesadas mochilas de tristeza nas costas, e no final, só no final você verá o resultado. Bem, crente, isso não explica os problemas pelos quais você está passando? O Senhor não está trazendo suas graças? e fazê-los crescer? Não é por isso que ele está contigo?

"As provações tornam doce a promessa;

As provações dão nova vida à oração;

As provações me colocam de pé,

Me deite e me mantenha lá”. 


As provações jamais serão para te matar, ou para te humilhar, mas sim para te fazer um soldado melhor, não desista, continue a lutar . . .

Wesley Zayit - Servo do Eterno
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

2 Comentarios

Clique aqui Comentarios
Unknown
admin
21 de fevereiro de 2020 às 13:30 ×

Paz Pr. Mensagem edificante, Deus abençoe poderosamente!

Reply
avatar

Perfil anonimo nao sera aceito!
Obrigado pela sua colaboração e fica na Paz do Senhor! ConversionConversion EmoticonEmoticon